José Luiz Alves Trindade, de 71 anos, morreu atropelado e após tentar salvar o bisneto de um atropelamento pouco depois das 12h deste domingo (23), próximo a um bar na Rua Zeferino Rodrigues Corrêa, na Vila Arco-íris, Bairro Noal. Ele e o bisneto foram atingidos por um veículo Ford Verona que, segundo relatos, estaria trafegando em alta velocidade. Com a força do impacto, o idoso e a criança foram arremessados e o veículo teve o para-brisa destruído.
A criança, Joaquim Trindade Bassan, 2 anos, ficou gravemente ferida e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Pronto Atendimento do Bairro Patronato. Devido à gravidade dos ferimentos, Joaquim foi transferido para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O velório do idoso ocorreu na sede da Associação da Vila Arco-Íris e o sepultamento no Cemitério Municipal às 10h30min desta segunda-feira (24).
Conforme informações repassadas por familiares que estavam na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para prestar depoimento, Joaquim sofreu um coágulo na cabeça, teve fratura na bacia e deslocamento da retina. Ele está entubado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A mãe da Joaquim, que está grávida, também foi encaminhada ao Husm junto com o pai, ambos em estado de choque.
Fotos: Rafael Menezes (Bei)
Motorista fugiu mas foi perseguido por moradores
O motorista, Antonio Ebraim Vizzotto, 54 anos fugiu do local sem prestar socorro, mas foi perseguido por moradores e detido na Rua dos Lírios, Bairro Patronato. Conforme a ocorrência, o condutor teria fugido do local para não ser linchado, pois populares teriam apedrejado e danificado o veículo. Após ser detido por policiais militares, ele foi conduzido à DPPA para prestar depoimento.
O irmão da vítima, Antônio Alves Trindade, 65 anos, contou à reportagem que José Luiz morava com a esposa e filhos na Rua Rio Branco, na Vila Arco-Íris. – Fui avisado pela neta dele que tinha acontecido essa tragédia. A gente espera justiça pra que um indivíduo desses não saia atropelando meio mundo – afirma Antônio.
A Brigada Militar, a Polícia Civil e o Instituto-Geral de Perícias atenderam a ocorrência. O corpo de José Luiz foi encaminhado para exame de necropsia no Posto Médico-Legal de Santa Maria. Ainda não há informações sobre atos fúnebres da vítima. O veículo foi apreendido.
O titular da DPPA, delegado Eduardo Machado, determinou a prisão em flagrante do condutor pelos crimes de homicídio culposo na condução de veículo automotor, lesão corporal culposa e fuga do local de acidente. Ele será conduzido para exame de corpo de delito em uma unidade hospitalar, e posteriormente conduzido à Penitenciária Estadual de Santa Maria.
Até o momento de publicação desta reportagem, o condutor seguia detido na DPPA. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Moradores bloqueiam a rua em protesto
O local onde ocorreu o acidente, a Rua Zeferino Rodrigues Corrêa, na Vila Arco-íris, foi bloqueado por moradores em um protesto por volta das 15h50min deste domingo (23).
Foto: Valmir Kosmann
*colaboraram Rafael Menezes, [email protected] e Gilberto Ferreira [email protected]
Leia todas as notícias