Uma horta comunitária, que recebe os cuidados especiais de pais, alunos e professores da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Borges de Medeiros, está rendendo hortaliças que alimentam a comunidade escolar e suas famílias. O projeto, que começou no ano passado, já apresenta seus primeiros e deliciosos resultados.
Para manter o local em ordem e com produtos sempre fresquinhos, os alunos limpam os canteiros e plantam as hortaliças com a ajuda dos pais e professores, que também enfeitaram o local com garrafas pets pintadas.
Arrendatários da Cascata do Mezzomo são indiciados por quatro mortes
– Em alguns finais de semana, nós já fizemos mutirões. Os pais ou os vizinhos da escola vêm e nos ajudam a arrumar os canteiros e plantar mais hortaliças. Quem quiser nos ajudar com mão de obra ou sementes será muito bem-vindo. Depois que a gente fez a horta, os pais e a comunidade vêm mais para a escola. Também estamos desenvolvendo com as crianças um projeto para termos lixeiras de reciclagem aqui. Aos poucos, o colégio vai ficando melhor – diz a diretora da escola, Gilsi Alves.
As primeiras alfaces e rúculas que germinaram na horta já viraram merenda no refeitório da escola. Os pequenos, que adoram colocar a mão na horta, também podem levar parte da produção para casa.
– Eu gosto de plantar cebola aqui com meus amigos – diz Mateus Peixoto Machado, 3 anos, que sempre fica muito entusiasmado na hora de ir para a hortinha plantar.
192 vagas de empregos e estágios para quarta-feira
A professora e coordenadora pedagógica do colégio, Sabrina Peixoto Machado, que é mãe do Mateus, foi a responsável pela criação da horta, junto com a turma, e acredita que os benefícios do trabalho vão muito além do prato.

– As atividades não se resumem só ao cuidado com a horta. Durante o período que ficamos lá, aproveitamos para ensiná-los a cuidar também um do outro e a se desenvolverem como pessoas – declara a professora.
ECONOMIA SAUDÁVEL
Ter acesso a uma horta comunitária ou plantar as próprias leguminosas em casa faz com que as famílias tenham uma redução considerável no orçamento doméstico. Alexandre Reis, economista e professor universitário, diz que um local como o cultivado na escola, que não visa os lucros e tem produção coletiva, é um alívio para o bolso. Além de ser mais barata, a produção da turma da escola não recebe nenhum tipo de agrotóxico, o que também é sinônimo de alimentação saudável:
– Todas as sementes plantadas são orgânicas, e uma composteira foi feita para que não seja necessário usar veneno – diz a diretora.
Juiz suspende aumento de imposto sobre combustíveis no país
Andressa da Rosa Rodrigues, nutricionista esportiva, ressalta a importância de uma alimentação natural, produzida em escala menor e sem a utilização de produtos como herbicidas e inseticidas:

– Quando consumimos alimentos orgânicos, estamos ingerindo alimentos que não sofrem com a ação de agentes químicos e que, consequentemente, não agridem o ambiente nem a saúde de quem os consome – explica Andressa.
Veja as datas e os confrontos da 1ª rodada da Copa Diário de Futebol Amador
RECONHECIMENTO
A horta comunitária da escola Borges de Medeiros ganhou o selo de Programa de Escolas Associadas da Unesco, título inédito entre as instituições da cidade e da região central do Estado.
– A Secretaria Municipal de Educação propôs que várias escolas de Santa Maria enviassem seus projetos para a Unesco, e só nós participamos. E vieram o reconhecimento e a credibilidade – relata Gilsi.
OPINIÃO: A crônica de uma mordida anunciada
Em setembro, uma cerimônia em Foz do Iguaçu (PR) marcará o recebimento do selo. As passagens de ônibus serão pagas pela Secretaria Municipal de Educação. Para conseguir pagar a hospedagem e a alimentação das professoras que vão viajar para receber o prêmio, a escola promoveu a venda de risotos e reservou, para isso, a verba arrecadada com a festa junina da instituição.
PARA AJUDAR
O quê – Horta Comunitária da Escola Borges de Medeiros
Quem pode ajudar –Pais, alunos, professores e a comunidade em geral podem ir até a escola e levar sementes e mudas para serem plantadas na horta
Onde –Avenida Borges de Medeiros, 1.122
Informações – (55) 3222-0042