Educação

Greve nas escolas estaduais começa nesta segunda-feira 

"

Os professores da rede estadual de educação iniciam, nesta segunda-feira, a greve aprovada na última sexta-feira em assembleia realizada na Capital. 

Em função do feriado municipal do aniversário de Santa Maria, comemorado nesta terça, parte das escolas estaduais da cidade já estariam sem atividades na segunda. Nas demais, onde até sexta-feira a aula de segunda estava confirmada, os pais devem levar os filhos e buscar informações junto aos diretores, conforme orienta a coordenadora regional de educação, Simone Coradini.

Leia mais notícias de Geral e Polícia

A titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) explica que o órgão deve fazer um levantamento sobre a mobilização dos grevistas nas escolas de Santa Maria nesta segunda-feira.

– Só (segunda) de manhã para podermos contatar os diretores das escolas que não tiverem feito ponte para o feriado para saber como estão as atividades. Os pais também podem procurar os diretores, já que eles deverão estar nas escolas – diz Simone.

O secretário-geral da direção do Cpers, Edson Garcia, considera que a greve foi deflagrada no momento necessário e acredita em boa adesão da classe. O secretário interino de Educação, Luis Antônio Alcoba de Freitas, informou à Rádio Gaúcha que as faltas dos docentes grevistas serão descontadas do salário e que não deve haver reajuste nos vencimentos, devido à crise financeira do Estado. Em entrevista ontem à Rádio Gaúcha, Solange Carvalho, vice-presidente do Cpers, informou que o sindicato ingressou com um mandado de segurança na Justiça para que os dias de greve não sejam descontados. Além disso, a vice-presidente da entidade afirmou que o Executivo não está cumprindo liminar que deveria impedir o parcelamento dos salários.

As reivindicações dos professores incluem reajuste salarial de 13,1%, cumprimento da lei do piso da categoria, IPE com atendimento ampliado sem aumento na cobrança, fim do fechamento de turmas e merenda para todos os alunos. Conforme o Cpers, os pedidos foram enviados ao governo do Estado ainda em março, mas desde então não houve reuniões de negociação. Um encontro entre sindicalistas e representantes das secretarias de Educação, Fazenda e da Casa Civil deve ocorrer amanhã às 9h, no Palácio Piratini.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Família é feita refém ao chegar em casa em Santa Maria

Próximo

'A gente fica com um sentimento de impotência', diz refém de assalto em Santa Maria

Geral