Os dias de frio extremo, como os registrados na segunda-feira e durante o final de semana em Santa Maria, devem dar uma trégua na cidade. Conforme o meteorologista Gustavo Verardo, para esta terça-feira, a mínima deve ficar entre 3ºC e 5ºC e, as máximas, em torno de 19ºC.
Estado completa o sexto dia consecutivo com temperatura negativa
Segundo Verardo, no final de 2015, tivemos um dos fenômenos El Niño mais fortes dos últimos anos, com temperaturas mais amenas e grande ocorrência de chuvas. No entanto, neste ano, a medida que o verão foi avançando, o fenômeno foi enfraquecendo e, agora, entramos em uma fase considerada Neutra, em que não há atuação nem do El Niño nem da La Niña.
Nessa condição, a expectativa é que o inverno típico prevaleça. Verardo destaca que ainda deve haver a ocorrência de temperaturas negativas na cidade, no entanto, para esta semana, as temperaturas serão mais agradáveis.
– Hoje (segunda-feira), a massa de ar polar já estava se deslocando para o mar, o que proporciona a elevação da temperatura. Não vai ser calor, mas, nessa semana, não continuaremos com esse frio intenso – ressalta Verardo.
Para o restante da semana, as mínimas devem ficar em torno de 7ºC e, as máximas não devem passar de 20ºC. Segundo a Somar Meteorologia deve haver um aumento da instabilidade a partir de quinta-feira e há possibilidade de chuvas para o final de semana em Santa Maria.
As últimas temperaturas negativas registradas
Nos últimos anos, 2009 e 2012 registraram as menores temperaturas negativas na cidade. Confira, abaixo, as mínimas dos últimos 10 anos. Os períodos que não aparecem, como 2008, 2010 e 2015, não registraram temperaturas negativas.