Foto: Renan Mattos (Arquivo, Diário)
Flávio Silva retornará à presidência da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) após o encerramento do mandato de Gabriel Rovadoschi Barros, que esteve à frente da associação pelos últimos dois anos. A escolha da nova diretoria ocorreu no último sábado (26), na sede da Sedufsm.
📲Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Flávio é pai de uma das vítimas da tragédia e já compôs a diretoria como vice-presidente de 2015 a 2018, e, após, como presidente de 2019 a 2022. Junto dele, integram a direção outros dois familiares e três sobreviventes.
Conforme o novo presidente, o objetivo será dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado pela última diretoria com ênfase no acompanhamento de processos ainda não concluídos.
– Vamos marcar mais de perto agora com o intuito de não dar espaço para o Poder Judiciário negligenciar quanto a prazos, demoras excessivas nesse processo penal que ainda está em andamento. Esta é uma das prioridades da associação para esse biênio – explica.
Flávio destaca que a experiência adquirida pela associação ao longo dos últimos anos permite que, cada vez mais, seja possível cobrar por agilidade nos processos que envolvem a responsabilização dos réus.
– Naqueles anos em que já vínhamos atuando como vice-presidente e, depois, como presidente, abrimos várias portas nos tribunais superiores, nos dando a oportunidade de poder fazer as cobranças e pedindo prioridade em julgamentos de recursos para que não se estendesse por muito tempo esse processo penal. Agora, com essa experiência adquirida lá atrás, vamos dar andamento e intensificar. Porque, se não, teremos que esperar mais 10 anos para terminar o julgamento desses recursos e chegar no trânsito em julgado dessa ação – destaca.
Leia também