
Foto: Beto Albert (Diário, Arquivo)
Após dias de chuva intensa, a sexta-feira (20) iniciou com céu nublado e momentos de chuva fraca em Santa Maria. De acordo com a BaroClima Meteorologia, a previsão é que a instabilidade cesse no final de semana, com a possibilidade do sol aparecer, mesmo que de forma tímida, entre nuvens.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Não há previsão de chuva para o final de semana na Região Central, somente na metade norte do Estado. Mas se preparem que está vindo aí uma grande massa de ar polar a partir de segunda-feira – projeta o meteorologista Gustavo Verardo.
O início da próxima semana deve ter a "mínima invertida", quando a temperatura mais baixa é registrada ao final do dia. A terça-feira (24) deve repetir o cenário, com a possibilidade de geada:
– No período da madrugada de segunda-feira (23), devemos ter termômetros na faixa dos 10°C a 11°C mas na tarde, a temperatura deve cair para 6°C. Existe a possibilidade de ser a tarde mais fria do ano. O vento minuano deve potencializar a sensação de frio.
A chuva, conforme Verardo, está prevista para retornar na noite da próxima quarta-feira (25), porém com uma intensidade menor.
Confira as mínimas e máximas previstas:

Início de inverno
A estação mais fria do ano tem início às 23h42min desta sexta-feira (20) e será marcada pela neutralidade climática, ou seja, sem a influência dos fenômenos El Niño ou La Niña. O inverno segue até o dia 22 de setembro, quando começa a primavera. Em relação às chuvas, elas não devem ser tão intensas como as enchentes registrada neste outono.
Depois de 2024 ser considerado o ano mais quente desde 1961 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com média anual de 25,02°C, temperatura 0,79°C acima da média histórica, o inverno deste ano deve voltar a apresentar características mais típicas da estação. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, o inverno deste ano promete ser mais frio do que os dois últimos, ou seja, um "prato cheio para quem aprecia as temperaturas mais baixas", como ele mesmo diz.
Confira a previsão completa para o inverno neste link.
Leia mais:
- Em Santa Maria, governador Eduardo Leite anuncia recurso de R$ 60 milhões para recuperação dos municípios após fortes chuvas
- Preparem os casacos e os guarda-chuvas: inverno de 2025 promete temperaturas mais baixas que nos últimos anos
- Diácono João Luiz Pozzobon é considerado venerável pelo Vaticano e fica mais perto da beatificação