
Foto: Rian Lacerda
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o último boletim do projeto Balneabilidade 2024/2025 nesta sexta-feira (28). A 15ª semana de monitoramento alcançou o maior número de locais próprios para banho na temporada: 87. Na Região Central, apenas o Balneário Poço das Pedras, em São Francisco de Assis, está impróprio. Ainda conforme as informações do boletim atual, os 34 pontos do Litoral Norte estão liberados para os banhistas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Situação da região
Áreas liberadas:
- Cacequi – Balneário São Simão;
- Jaguari – Balneário Fernando Schilling;
- Mata – Balneário de Mata;
- Nova Palma – Balneário Atílio Aléssio;
- Restinga Sêca – Balneário das Tunas;
- São Vicente do Sul – Balneário Passo do Umbu;
- Santa Maria – Balneário Passo do Verde;
- Santiago – Balneário Distrito de Ernesto Alves;
- São Francisco de Assis – Balneário de Jacaquá;
- Rosário do Sul – Praia das Areias Brancas.
Área imprópria:
- São Francisco de Assis – Balneário Poço das Pedras.
Confira a lista completa dos locais divulgados no relatório da Fepam.
A Fepam mantém o alerta aos banhistas que devem continuar observando as características das águas pelo resto do ano. A orientação é que a população evite tomar banho em locais que apresentem proliferação das algas cianobactérias.
A análise
Para a classificação das águas como própria ou imprópria, são utilizados parâmetros de Escherichia coli (E.coli), observando os critérios definidos pelas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. Nos balneários de Pelotas, Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também são consideradas as cianobactérias.
No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são 33 pontos de água salgada monitorados. As coletas de amostras são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre.
Projeto
O projeto Balneabilidade retornará em novembro deste ano para a temporada 2025 - 2026. Até lá, os banhistas podem seguir as recomendações da Fepam ao longo do ano.
Leia mais