Qual a importância da comunicação dentro das empresas? Como a pandemia afetou as relações dentro das organizações? Quanto um diálogo construtivo pode melhorar o dia a dia nas instituições? No programa Faz Sentido do último domingo, 10 de julho, a jornalista Fabiana Sparremberger recebeu o consultor empresarial Ronie Gabbi e a psicóloga organizacional Alba Gorete Lenz para conversar a respeito da importância da comunicação nas empresas.
Comportamento
No início da conversa, a jornalista e os convidados comentaram o impacto da pandemia da Covid-19 no diálogo dentro das empresas e o quanto o período de isolamento social mudou o relacionamento entre os colaboradores e gestores que retornaram ao presencial.– Hoje, nas empresas, percebe-se, em função da pandemia, um certo receio. É importante ser ouvido e poder falar, e também é relevante saber como falar. Com o isolamento, muitas pessoas ficaram retraídas para conversar, pela insegurança e a dificuldade de conseguir ou medo de perder o emprego – comenta a psicóloga.
Durante a pandemia, precisou-se de lideranças fortes e decididas. A visão estratégica da comunicação estava ligada ao momento que a sociedade vivenciava.– No início do isolamento, era o momento de passar algumas orientações. Não tinha como exercer apenas uma liderança democrática. Agora, em um novo momento, é necessário lidar com os efeitos do distanciamento entre liderança e colaborador – comenta Fabiana.
Leia também:
Faz Sentido: por que ainda é difícil conversar sobre gravidez na adolescência?Faz Sentido: como dar início às mudanças necessárias em nós mesmos?Faz Sentido: É saudável se preocupar muito com a opinião alheia?
Lideranças
Todos os estilos de liderança trazem benefícios e prejuízos. Segundo Ronie, a consequência maior é quando o mesmo estilo de liderar permanece por muito tempo:– A autocracia ocorre quando o líder manda e todo mundo precisa obedecer. A longo prazo, prejudica a comunicação. Já a liderança democrática, constrói melhores opções, porque consegue escutar e dialogar com os colaboradores, mas também pode causar danos na organização.
Alba ressalta a necessidade da cultura do retorno nas instituições, já que é uma ferramenta usada para o desenvolvimento profissional como um todo:– O feedback ainda não é utilizado como cultura importante da gestão. Precisa ser um diálogo, e não um comunicado.
Propósito
Conforme o consultor empresarial Ronie Gabbi, quando a comunicação dentro da empresa é desestabilizada, muitas vezes, pela falta de propósito ou falha na liderança, surgem problemas internos e externos, e que se prolongam bastante:– A comunicação é uma ferramenta de gestão que precisa de uma organização. Não é simplesmente falar tudo o que se pensa. É necessário, como líder, pontuar algumas perguntas, tais como: quais são os aspectos institucionais que preciso transmitir para a sociedade? Que assuntos pretendo transmitir para minha comunicação interna? É necessário pensar a comunicação da instituição com a sociedade, com o mercado e com a própria empresa – reforça ele.
Fabiana lembra que as mudanças ocasionadas pelo coronavírus aconteceram na esfera pessoal também, e não apenas nas relações profissionais:– As pessoas começaram a se questionar em relação ao propósito de vida. Como o objetivo da empresa está alinhado com esse propósito? Faz sentido continuar na instituição? Nesse momento, é que se precisa de um líder democrático, para construir soluções em conjunto – diz.
Neste domingo, o Faz Sentido recebeu os psicólogos Diógenes Chaves e Aline Dantas para falar a respeito do impacto da separação dos pais na vida de crianças e de adolescentes. É às 11h, na rádio CDN, na TV Diário e no YouTube do Diário.
Leia todas as notícias