Faz Sentido: Sinais de alerta que o corpo físico transmite para a mente

Redação do Diário

Faz Sentido: Sinais de alerta que o corpo físico transmite para a mente

Você sabe o que te faz bem? Você prioriza o autocuidado? Percebe quando algo não vai bem com a saúde mental e consegue identificar os sinais? Esse é o tema do Faz Sentido que foi ao ar em 22 de janeiro. A apresentadora e jornalista Fabiana Sparremberger convidou a psicóloga clínica e organizacional Alba Gorete Lenz para conversar em relação a importância da campanha Janeiro Branco.

Reflexão

A campanha foi criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. Neste ano, o tema da ação é “a vida pede equilíbrio”. Conforme a psicóloga, a pandemia intensificou a ansiedade das pessoas. E pode até levar à depressão, caso não tratada:– O isolamento social, e a pandemia de Covid-19 como um todo, foram um marco em relação à saúde mental. Ao cuidado que devemos ter. A partir desse alerta mundial que tivemos, o cuidado com o bem-estar precisa ser permanente.

Além disso, o lema da campanha deixa o alerta de que é preciso refletir e ter equilíbrio em todas as áreas da vida, como na parte profissional e pessoal. De acordo com a jornalista, principalmente as mulheres que ocupam vários papéis, precisam manter o mais equilibrado possível todas essas áreas:– A mulher é mãe, esposa, amiga, irmã, filha. Enfim, é preciso se priorizar para manter o bem-estar da saúde mental. E para tentar alcançar esse equilíbrio é necessário o autocuidado e o autoconhecimento.

Autocuidado

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que, no Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade, o que coloca o país no topo do ranking mundial. Segundo Alba, a “luzinha vermelha” deve acender quando a pessoa começa a ter dificuldade de relacionar-se ou de realizar as atividades do dia a dia.– É necessário investigar, procurar saber o quanto isso está afetando a saúde mental e física, consequentemente. E o que eu posso fazer, principalmente para mudar isso? Como eu posso fazer? Esses são os questionamentos que a pessoa deve começar a levantar.

Além de cuidar de nós mesmos, é preciso ficar com o sinal de alerta para as pessoas que nos cercam. Fabiana comenta que se um familiar ou amigo tem uma determinada prática, como por exemplo, fazer exercícios todos os dias de manhã, e começa a parar e não encontrar mais motivação, é necessário ligar o sinal de alerta:– Precisamos cuidar das pessoas do nosso círculo de amizades e do nosso trabalho. Porque quando afeta a rotina, é hora de investigar e pedir ajuda.

Conexão

A saúde mental está diretamente ligada com a saúde física. A alimentação e os exercícios colaboram para manter o bem-estar. Alba Gorete Lenz relata que é importante que as pessoas comecem a se dar conta dessa importante conexão.– Tudo nós absorvemos. Por isso, aquilo que internalizamos ou deixamos de cuidar, vai nos afetar mentalmente, fisicamente e espiritualmente. Então, precisamos ter muito cuidado com a nossa saúde física, da mesma forma que com a saúde mental – finaliza a psicóloga.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aluna morre após ser estuprada e ter pescoço quebrado em calourada da UFPI Anterior

Aluna morre após ser estuprada e ter pescoço quebrado em calourada da UFPI

Sete unidades de saúde irão funcionar em horários estendidos nesta semana em Santa Maria; veja quais Próximo

Sete unidades de saúde irão funcionar em horários estendidos nesta semana em Santa Maria; veja quais

Geral