
Fotos: Beto Albert (Diário)
Celanira da Silva Braga na limpeza antes do feriado.
Antes das flores, a limpeza dos túmulos. Essa é a rotina de diversas famílias quando se aproxima o Dia de Finados, 2 de novembro. Neste ano, a data cai no sábado, e o movimento se intensifica no Cemitério Ecumênico Municipal, no Bairro Patronato, e em outros pontos. No dia 2, o Ecumênico estará aberto das 7h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Não é obrigatório, mas o indicado é levar documento de identificação com foto, segundo a prefeitura. O Executivo municipal diz ainda que irá aumentar o número de ônibus nas linhas que chegam e partem do Ecumênico.
📲Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na semana do feriado, equipes estão cortando a grama do principal e maior cemitério de Santa Maria para receber os visitantes de sábado. Circulando pelo local, a reportagem não encontrou locais com mato alto.Mas como de costume, alguns já se adiantaram, com baldes e panos em mãos para a limpeza. Como é o caso da aposentada Celanira da Silva Braga, 74, que foi limpar o local onde ficam os entes queridos. Na sua família, essa responsabilidade passa de geração a geração.

– Aqui estão quatro familiares, tia, tio, e a nora e esposa dele. Já faleceram todos os mais velhos, então eu eu vim limpar. Minha tia, quando era viva, me pagava para vir limpar o túmulo do seu marido, agora que ela se foi, eu limpo o dela também – explica Celarina.
Feira de Flores
Palma e margarida eram as flores favoritas da mãe da doméstica Simone Leal Cruz, 52 anos. E é o que família deverá levar para homenageá-la.

– Minha irmã e eu viemos para cuidar do local antes de sábado. Sabemos que está só o corpo da pessoa ali, mas temos lembranças de toda forma. Fazemos nossas orações. Esse é o resumo da vida toda, nossa mãe é um pedaço da gente – rememora Simone.
Quem deixar para comprar as flores no sábado (2) pode aproveitar a Feira de Flores no Ecumênico Municipal, e nos cemitérios Santa Rita de Cássia, São José e Cemitério Municipal Jardim da Saudade (Cemitério da Caturrita). Flores individuais e em arranjos serão comercializadas por 23 produtores.
Comercialização
- O que – Variadas flores, individuais e em arranjos. A venda será feita por 23 comerciantes
- Onde – Na rua próxima aos cemitérios Ecumênico Municipal, o Santa Rita de Cássia, o São José e o Cemitério Municipal Jardim da Saudade (Cemitério da Caturrita)
- No Ecumênico – Bloqueio na Avenida Dois de Novembro, no lado direito da via, no sentido Bairro-Centro
Leia mais:
- 25 pessoas são presas durante operação da Polícia Civil na manhã desta quarta-feira
- Começa a colocação da última camada de asfalto em trecho da Travessia Urbana
- Novos semáforos são instalados no cruzamento da Avenida Liberdade com a Rua Ernesto Beck, no Bairro Passo D'Areia

Cemitério Ecumênico Municipal
- Sexta (31) – 7h às 11h30; 13h30 às 17h30
- Finados – Sábado (2), 7h às 17h, sem fechar ao meio-dia
- Pedestres – Portão principal, na esquina entre as avenidas Dois de Novembro e Liberdade
- Saídas – Avenida Liberdade e Avenida Dois de Novembro
- Veículos de transporte de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida – Avenida Dois de Novembro
Outros cemitérios municipais administrados pela prefeitura
Estarão abertos no sábado (2), das 7h às 17h, sem fechar ao meio-dia:
- Campestre do Menino Deus, no Bairro Campestre do Menino Deus
- Cemitério Municipal Jardim da Saudade (Cemitério da Caturrita), no Bairro Caturrita
- Cemitério Pau a Pique, na BR-392
- Cemitério São Marcos, na Estrada Municipal Norberto José Kipper
- Cemitério Municipal São José e o Cemitério Parque Jardim Santa Rita de Cássia – 8h às 18h
Linhas de ônibus para o Cemitério Ecumênico
Linhas – Tancredo Neves, Prado, Santa Marta, Alto da Boa Vista, 7 Dezembro, Boi Morto, Vila Rossi, Minuano, Passo das Tropas, Capivara e Pau a Pique
- Itinerário Centro-Bairro – Normal até Avenida Presidente Vargas. Depois passa para a Avenida Borges de Medeiros, Avenida Dois de Novembro, Avenida Liberdade, Ponto de Parada, Rua Tuiuti, Avenida Borges de Medeiros, Avenida Presidente Vargas e seguindo o itinerário normal
- Itinerário Bairro-Centro – Itinerário normal até a Avenida Presidente Vargas, depois Avenida Liberdade, Ponto de Parada, Avenida Dois de Novembro, Avenida Borges de Medeiros, Avenida Presidente Vargas e segue o itinerário normal
Linha Campestre
- Sentido Bairro Campestre até o Cemitério Ecumênico – Rua do Acampamento, Avenida Presidente Vargas, Avenida Liberdade, Avenida Dois de Novembro, Ponto de Parada
- Sentido Cemitério ao Bairro Campestre – Ponto de Parada, Avenida Dois de Novembro, Avenida Borges de Medeiros, Avenida Presidente Vargas, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo e segue itinerário normal
Haverá também uma parada provisória de ônibus apenas no Dia de Finados, que será sinalizada em frente ao Hotel de Trânsito, na Avenida Liberdade, onde o transporte coletivo realizará o desembarque que deveria ser na Avenida Presidente Vargas.
*Com informações da PMSM