O professor de matemática Danilo Avila Ferreira, de 78 anos, faleceu em Porto Alegre. A notícia foi confirmada pela sua família na manhã desta terça-feira (3).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Casado com Clenir, pai de Daniela e Fabrise, vô de João Pedro e Benjamim, era natural de Alegrete e se mudou para Santa Maria na década de 70. Ele lecionou em diversas escolas e cursinhos pré-vestibular na cidade, como Maria Rocha, Riachuelo, Marista, Constantino pré-vestibulares, Master, entre outros.
Com mais de 30 anos dedicados ao ensino, ficou marcado na memória pela forma extrovertida e didática de ensinar matemática. Ele foi paraninfo de diversas turmas de Ensino Médio pelas escolas que passou. A filha Daniela Oliveira Ferreira, de 47 anos, relembra que a família está recebendo muitas mensagens de apoio e solidariedade de diversos ex-alunos de seu pai:
– Todo mundo que lembra do pai conta uma história alegre, com um sorriso ao falar dele. Meu pai era muito espontâneo e carismático. Ficará gravado na memória de muitas pessoas que aprenderam com ele.
Ela relembra que chegou a ser aluna de seu pai, no terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Marista Santa Maria, e pode ver de perto sua forma de lecionar e o amor pela profissão. Daniela conta que seu pai dava aulas com uma régua na mão e tinha um tom de voz forte, suas marcas registradas.
Além de matemática, Danilo lecionava Física em alguns momentos, principalmente em aulas particulares. Daniela relembra que sua casa ficava repleta de alunos:
– Meu pai passava na padaria, comprava pão e preparava lanche para os alunos lá em casa. Só depois as aulas começavam.
Sua aposentadoria foi em 2005 e ele se mudou com Clenir para Canoas, para ficar perto das filhas e dos netos que moram em Porto Alegre. Gremista, comparecia, sempre que possível, na Arena, para assistir os jogos do seu time do coração.
Danilo faleceu em decorrência de complicações causadas por um câncer de fígado, diagnosticado em março deste ano. Ele estava internado no Hospital Santa Rita na Santa Casa de Porto Alegre. Os últimos momentos foram de união e amor junto aos seus familiares.
Despedida
Danilo Ferreira está sendo velado na Capela 7 do Cemitério e Crematório São Vicente, em Canoas. Ele será cremado às 18h desta terça.