Eventos e personalidades religiosas colocam Santa Maria na rota do turismo voltado ao tema

Eventos e personalidades religiosas colocam Santa Maria na rota do turismo voltado ao tema

Foto: Vitor Zuccolo

Romaria, Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo, novena, Festa da Medianeira e diácono João Luiz Pozzobon. Com o número de eventos voltados à fé cada vez maior, a população tem voltado os olhos para Santa Maria. Em novembro, será celebrada a 82ª Romaria Estadual da Medianeira, a expectativa é de que o evento leve milhares de fiéis às ruas da cidade.


Celebrar a fé, lembrar os feitos e consagrações que aconteceram ao longo da vida são alguns dos motivos que levam as pessoas a seguirem os passos da Igreja Católica.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Toda a estruturação do que se espera para o turismo religioso em Santa Maria faz parte do Plano Municipal de Turismo, chamado de “Território do Sagrado: Santa Maria, Cidade Peregrina”, apresentado ainda no mês de março. O plano foi produzido em 2024 pela antiga Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o Sebrae.


Com este lema, Santa Maria quer aumentar o número de turistas que recebeu no ano passado. Um dos locais que recebe turistas ao longo do ano é a Casa Museu João Luiz Pozzobon, que dedica o seu espaço para detalhar os feitos do Diácono.


De acordo com registros da casa, em 2024, 3.846 pessoas passaram pelo local, sendo de outros Estados e países, como São Paulo (345), Santa Catarina (76) Pernambuco (31) Paraguai (55), Uruguai (17). Pessoas que tinham como intuito conhecer também outros pontos turísticos voltados à religião.

Registro de visitantes a casa museu João Luiz Pozzobon 

Rio Grande do Sul
3230
São Paulo
345
Santa Catarina
76
Paraná
47
Pernambuco
31
Minas Gerais
13
Goiás
11
Mato Grosso
4
Distrito Federal
3
Alagoas
2
Bahia
1
Paraguai
55
Uruguai
17
Argentina
4
Alemanha
1
Espanha
1


O movimento não é à toa, diversas personalidades voltadas à religião tem relação com a Região Central. Em abril, o padre Clésio Facco, que atuava em Santa Maria, foi o primeiro bispo brasileiro nomeado por papa Leão 14. Após a escolha, ele é o novo bispo da Diocese de Uruguaiana.


Nos próximos dias, acontece a reunião do Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano, que irá analisar o processo do pedido de canonização do diácono João Luiz Pozzobon.



Fiéis de longe

Mesmo com os estudos ainda em fase de elaboração, os resultados iniciais já podem ser vistos mediante visitas de grupos de diversos locais do Brasil. Um grupo de 37 pessoas veio de Santa Catarina com o objetivo de, ao longo de três dias, visitar pontos turísticos voltados à religiosidade em Santa Maria, mas principalmente, ao Santuário de Schoenstatt.


Uma das organizadoras da excursão, a corretora de Imóveis, Elienai Lucinda, que vive em Itapema, conta que a mais de 20 anos traz pessoas para Santa Maria na intenção de aproximá-las da história de João Luiz Pozzobon.


– É sempre uma experiência levar os peregrinos ao Santuário de Schoenstatt. Toda a história mostra para nós que é possível fazer um trabalho de evangelizar as famílias. Ir a Santa Maria nos traz uma alegria muito grande – falou sobre mais uma vinda até o coração do estado.


Livretos que contam a história do local, o terço entre as mãos, os olhares atentos a cada detalhe disponível no Santuário não deixa mentir, era a realização do sonho de muitos que estavam no grupo. Entre as pinturas, estátuas e símbolos que remetem a religião da região central, a conexão entre as pessoas e a história só aumenta.  


– A casa de João Luiz Pozzobon, o mercadinho dele. Tudo que parecia tão distante, só no livro, estava ali, tão perto de nós. Para nós, foi muito especial, nosso grupo comentava que foi tão lindo, que parecia um sonho – contou Denise, que parecia estar em um sonho.


A alegria da visita se traduz nas opiniões, ela vive a expectativa de uma nova visita, e acredita que Pozzobon seja canonizado.


– Esse homem com certeza irá virar santo, e em setembro de 2026 nós estaremos de volta, com mais pessoas para outra visita.- finalizou.


E a cidade entende que não é à toa estes acontecimentos relacionados ao movimento, e por conta disso, pretende investir no turismo religioso nos próximos tempos.


Recentemente, a Secretaria de Turismo, representada pelo titular da pasta, Ewerton Falk, visitou o Cristo Protetor de Encantado, na intenção de aumentar as ideias sobre o tema, mas também unir a região central e o vale do Taquari em um roteiro integrado.


– Nós entendemos que estamos prontos (para o turismo religioso). Nestes últimos dias estivemos percorrendo o estado e enxergamos como uma oportunidade para Santa Maria. Entendemos que pode se ter um aumento muito maior se tiver um planejamento, de transformar a cidade em um grande ambiente de turismo religioso.- finalizou o secretário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com sessão de autógrafos, dois santa-marienses apresentam obras na Feira do Livro em Portugal Anterior

Com sessão de autógrafos, dois santa-marienses apresentam obras na Feira do Livro em Portugal

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 51 milhões Próximo

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 51 milhões

Geral