Muitos motoristas que trafegaram pela Rua Floriano Peixoto no final da manhã desta sexta-feira foram surpreendidos por uma blitz. Mas, dessa vez, a iniciativa não pretendia multar os motoristas mas, sim, promover a conscientização e a educação no trânsito.
A ação do Colégio Marista Santa Maria, em parceria com a secretaria de Mobilidade Urbana, reuniu cerca de 14 estudantes do 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da escola. Os alunos distribuíram panfletos com orientações para um trânsito urbano mais seguro. Entre as medidas repassadas, estavam atitudes simples, como obedecer a velocidades dos locais, não falar ao celular e cuidar da própria segurança.
_ Eu falo para os motoristas que, quando tem um acidente, eles precisam ficar calmos. E também disse para eles usaram cinto. Eu já contei oito pessoas que estavam sem cinto e só colocaram quando eu falei _ disse a estudante do 7º ano Amanda Vontobel, 12 anos.
Fiscais de trânsito orientavam o fluxo de veículos em frente à antiga reitoria da Universidade Federal de Santa Maria. A ação durou cerca de meia hora e deve se repetir no início da tarde. De acordo com a escola, a iniciativa é um complemento de uma ação semelhante que aconteceu no estacionamento do colégio há aproximadamente dois meses.
_ Nossa ideia é levar o conhecimento sobre o trânsito também para o público externo, que eles entendam a importância de respeitar as sinalizações. Os estudantes tiveram orientações em sala de aula e vieram repassar o conteúdo _ afirma a assistente do comunicação da escola, Maristela Tomazetti.
A advogada Marília Correa, 32 anos, aprovou a blitz educativa da escola:
_ É um ótimo trabalho, porque realmente precisamos nos conscientizar.