Estado e Famurs lançam campanha para eliminar focos do mosquito da dengue em municípios gaúchos

Arianne Lima

Estado e Famurs lançam campanha para eliminar focos do mosquito da dengue em municípios gaúchos
Financiada pela Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs) e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a campanha ‘Xô Mosquito’ busca eliminar os focos do Aedes Aegypti, que também é transmissor de doenças como Zika e Chikungunya, em todo o Rio Grande do Sul. A iniciativa se faz necessária especialmente com a proximidade do verão, quando a tendência é de aumento no índice de proliferação do mosquito.

Leia também

Fim da pandemia de Covid-19 está à vista, diz diretor-geral da OMSEnfermeiros de Agudo e região protestam contra a suspensão da lei de reajuste salarialConfira a agenda de vacinação contra a Covid-19 para esta semana

Ações

De acordo com o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno (MDB), a campanha foi lançada oficialmente na segunda-feira, entretanto, as ações ocorrem desde agosto. Entre elas, estão as atividades em escolas das redes estaduais, municipais e privadas.

– É muito importante ter o apoio e conscientização de toda a população, dos mais jovens aos mais experientes, porque para combater a dengue, cada pequena atitude faz a diferença – explica Falerno ao Diário.

A Famurs é composta por 496 municípios associados. Ao longo deste mês, as redes sociais da federação devem publicar informações sobre como evitar a proliferação do mosquito.

Dengue em números*

No Rio Grande do Sul

92.214 notificações61.800 casos confirmados, sendo 52.953 autóctones (originários no local)453 municípios infectadosCinco internações por dengue, sendo quatro em leitos clínicos adulto e um em UTI pediátrica66 óbitos em decorrência da doença

Em Santa Maria

166 casos confirmados162 em investigação

*Atualizado em 14/09/2022Fontes: Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria de Saúde de Santa Maria

Arianne Lima – [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia Civil de Santa Maria prende estelionatários em Minas Gerais e no Mato Grosso Anterior

Polícia Civil de Santa Maria prende estelionatários em Minas Gerais e no Mato Grosso

Fim da pandemia de Covid-19 está à vista, diz diretor-geral da OMS Próximo

Fim da pandemia de Covid-19 está à vista, diz diretor-geral da OMS

Geral