Educação

Escola recém-construída é invadida e vandalizada em Santa Maria

"

A escola recém-construída e ainda não inaugurada no Residencial Leonel Brizola, bairro João Luiz Pozzobon, em Santa Maria, foi invadida e vandalizada na tarde desta quinta-feira. Segundo informações da Brigada Militar (BM), cinco jovens entraram no local por uma abertura em uma tela. Dentro do prédio, eles quebraram vidros, esvaziaram extintores de incêndio, rasgaram as mangueiras de água, furtaram as luzes de emergência e uma porta.

Entrega das chaves do Residencial Leonel  Brizola ocorre na próxima terça-feira

A invasão ocorreu por volta das 15h30min. Com o soar do alarme, os moradores do residencial perceberam que algo havia acontecido e entraram em contato com a BM. Um dos policiais que estava no local contou que o prédio tem sido atacado há vários dias. Ele afirma que parte da tela que isola o local foi furtada recentemente.

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Segundo a secretária municipal de Educação, Silvana Guerino, o imóvel ainda não foi entregue à prefeitura porque a construtura aguarda que o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) seja aprovado pelos bombeiros, e o alvará seja concedido. Ela também afirma que a prefeitura solicitou que a Guarda Municipal intensificasse as rondas pelas imediações do residencial.

Casa popular entregue em abril já é ofertada ilegalmente para venda por R$ 40 mil em Santa Maria

Segundo o administrador da empresa que construiu o empreendimento, a BK Construções, Milton Kohlrausch, a obra foi concluída em setembro do ano passado. Desde então, o PPCI está tramitando nos bombeiros. Ele afirma que a escola tem capacidade para 700 alunos.

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Uma escola necessária

A moradora do residencial Leonel Brizola Renata Stello conta que as duas filhas precisam estudar em uma escola na Vila Maringá. Mas a estrutura é precária, e os alunos do Pré-A e Pré-B têm aula juntos em uma sala anexa ao prédio principal. Como os estudantes são de turmas e idades diferentes, as professoras não conseguem avançar no conteúdo de forma apropriada. Para ela, a inauguração da escola é essencial.

O bairro Diácono João Luiz Pozzobon recebeu, nos últimos anos, milhares de moradores vindos de outras regiões da cidade, nos residenciais Zilda Arns, Dom Ivo Lorscheiter e Leonel Brizola, construídos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Este último foi entregue há poucos meses aos moradores. Quando aberta, a escola deve atender crianças dos três residenciais.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Justiça obriga retirada de 57 famílias que invadiram terreno de creche em Santa Maria

Próximo

Jovem é morto a tiros dentro de casa em Santa Maria

Geral