Domingo ensolarado movimenta Festival do Xis e o Brique da Vila Belga

Domingo ensolarado movimenta Festival do Xis e o Brique da Vila Belga

Fotos: Bibiana Pinheiro

Um dos pontos turísticos de Santa Maria, a Vila Belga, recebeu nos últimos três dias o 1º Festival do Xis. Conforme a organização, mais de 14 mil pessoas estiveram no evento somente nos dois primeiros dias. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Neste domingo (19), encerramento, a população aproveitou o tempo bom para provar os variados sabores do lanche que é uma extensão de Santa Maria, e prestigiar as atrações do tradicional Brique da Vila Belga. Os eventos ocorrem juntos nesta edição. 


Atrações musicais 

As bandas Baile do Milho Verde, Hot Gods e Rocksane subiram no palco para fechar a primeira edição do festival com chave de ouro.   


Já na programação do Brique da Vila Belga, se apresentaram Arianne TeLima, Escola de Samba Vila Brasil, Duo Ubuntu e Companhia Retalhos de Teatro.


Culinária local 

A Rua Dr. Wauthier, local em que ficam as 10 lanchonetes e 5 food trucks, além de choperias e música ao vivo, foi passagem para os apaixonados por xis nestes últimos dias. As lanchonetes que participaram do festival ofertaram o lanche em um tamanho menor do que o habitual para que mais de um pudesse ser provado pelo público.

Anderson Almeida, 43 anos, e sua equipe se prepararam sete dias antes. Ele previu vender cerca de mil lanches no evento. 800 já haviam saído.  

– Foi uma preparação árdua. Montamos uma equipe boa para vir para cá e fazer o nosso melhor. E levar para o pessoal uma gastronomia fantástica, como todos os amigos que estão aqui.  

O empreendedor Sandro Oliveira, 30 anos, acredita que Santa Maria estava precisando de grandes eventos, e já prevê o sucesso de novas edições do Festival.   

 – A gente fica feliz em estar participando do primeiro festival. Com certeza, vamos fazer de tudo para ter, pelo menos, mais dois por ano em Santa Maria – destaca Oliveira. 


Movimentação gastronômica 

O festival foi pensado como uma das iniciativas do Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer do Distrito Criativo Centro-Gare.  A ideia é reverberar a economia criativa de Santa Maria. 

Qual sabor? 

Nas últimas mordidas dos xis, a estudante Dulce Morschbacher, 31 anos, já estava escolhendo qual era o próximo sabor. 

– Foi difícil escolher o sabor pela variedade. Olhamos o que tinha menos fila e esta foi a escolhida. O que eu peguei estava muito bom. 

Ao longo do evento, o público pôde votar para decidir o “Melhor atendimento”, o “Xis mais saboroso” e o “Xis mais criativo". Participe por meio do formulário.

Os resultados devem sair no início da semana. 


Números 

  • 1º dia –  4 mil pessoas  e mais de 2 mil lanches vendidos
  • 2º dia – 10 mil pessoas  e cerca de 3 mil lanches comercializados 
  • 3º dia – Domingo é o dia que a organização espera um maior público


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Dia da Bandeira é marcado por solenidades em Santa Maria Anterior

Dia da Bandeira é marcado por solenidades em Santa Maria

Morre Ione Rorato Mainardi, professora e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras Próximo

Morre Ione Rorato Mainardi, professora e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras

Geral