Domingo de calor reúne centenas de pessoas em eventos culturais de Santa Maria

Leandra Cruber

Domingo de calor reúne centenas de pessoas em eventos culturais de Santa Maria

Eduardo Ramos

Fotos: Eduardo Ramos

O calor atípico de um dia de inverno reuniu centenas de pessoas em quatro eventos que movimentaram o domingo em Santa Maria.

O tradicional Brique da Vila Belga, que ocorre em dois domingos por mês, teve a participação de mais de 200 expositores que se espalharam pelas calçadas da Rua Manoel Ribas. A última edição de julho contou também com novidades como a Feijoada da Várzea, empreendimento de Ana Beatriz de Sá, 49 anos, que, em janeiro deste ano, se mudou de Recife para Santa Maria junto da família:

– É a primeira vez que estamos participando do Brique e adoramos a experiência. Nossa especialidade é feijoada e dobradinha que vendemos em porções congeladas. A ideia é que sirva também como visibilidade para o negócio.

Neste domingo, Hamades Sobreira e Ana Beatriz de Sá participaram pela primeira vez do Brique com a venda de dobradinha e feijoada.

As atrações artísticas do Brique, como os shows de Robson Thomas, Finita e Trivela SC também animaram as pessoas que passearam pelas ruas da Vila Belga. 

Já no Parque Itaimbé, a Concha Acústica recebeu a primeira edição do evento Santa Autoria. Na local, os artistas Pitto Foliatti e Juca, assim como as bandas The Cesaros, Martelo e Nevoeiro, empolgaram o público com canções autorais. Além disso, dez marcas de artesanatos, brechós e lanches, que representam a Feira Feito por Mulheres, fizeram parte do evento. 

Em junho, o Teatro Por Que Não? retomou a ocupação do palco a céu aberto com o espetáculo Amores aos Montes. Agora, a organização do Santa Autoria dá continuidade aos eventos culturais públicos. 

Leia também:

Retomada presencial da Volksfest de Agudo supera as expectativas e já recebeu mais de 50 mil visitantesApós dois anos, abertura da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto reúne grande público em São João do PolêsineShoppings de Santa Maria têm atrações para as crianças durante as férias

Para a jornalista Emanuela Pegoraro, eventos ao ar livre se tornaram uma forma de lazer segura, já que, em razão da pandemia, não se sente à vontade em espaços fechados.

– O receio de locais fechados ainda se mantém. Então, é muito bacana poder curtir shows e feiras ao ar livre. E, claro, sempre fico feliz de ver a Concha sendo ocupada e reunindo pessoas que também querem curtir a música de Santa Maria. 

Quem também curtiu os shows foi a Vênus, mascote da estudante Izabelli Schfer, 26 anos. O Parque Itaimbé é o quintal da cachorrinha que está acostumada a frequentar eventos culturais com a tutora.

– Ela adora passear e como moro perto do Itaimbé, a Vênus sempre vem passear por aqui. Aproveitamos o dia bonito para pegarmos um solzinho também – comemora Izabelli.

Domingo com clima julino

No Parque da Medianeira o clima julino tomou conta do 5º Arraiá Solidário. O evento teve mais de 20 atrações artísticas. 

Organizado pelos empresário Max Revers, Patrícia Lens e Thaigor Farias, o evento tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis e ração para gatos e cachorros para que, posteriormente, sejam doados. 

Desde 2016, o Arraiá já ajudou instituições como o Lar Vila Itagiba,  a Apae, o Lar de Joaquina, a creche Estação dos Ventos, entre outros. Já com alimentos para os pets, o grupo contribuiu com os projetos Quatro Patas e Tampas e Patas.

E na Vila Resistência, no bairro Pinheiro Machado, o Arraiá Vileiro, organizado pelo Ateliê Grio em parceria com o coletivo de educação popular Práxis, divertiu os moradores do local, principalmente a criançada que, além de dançar quadrilha a tarde toda, também ganhou brinquedos na pescaria. 

A caipirinha Anabel Moreira, de quatro anos, participou da brincadeira e pescou um pequeno violão azul:

– A gente está adorando porque é muito bom ter uma atividade animada aos domingos. E a Anabel amou, né. Não largou mais o violão – brinca Andriele Nascimento, mãe de Anabel. 

Leia todas as notícias

Leandra Cruber, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaqueline Silveira: TSE tem canal para esclarecer notícias falsas Anterior

Jaqueline Silveira: TSE tem canal para esclarecer notícias falsas

Retomada presencial da Volksfest de Agudo supera as expectativas e já recebeu mais de 50 mil visitantes Próximo

Retomada presencial da Volksfest de Agudo supera as expectativas e já recebeu mais de 50 mil visitantes

Geral