Dois concursos literários estão com inscrições abertas em Santa Maria

Bernardo Abbad

Dois concursos literários estão com inscrições abertas  em Santa Maria

Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastides promove concurso literário infantil (Foto: Marcelo Oliveira)

Interessados em publicar obras literárias têm duas oportunidades na cidade. A Câmara de Vereadores e a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastides estão com inscrições abertas para concursos de publicação de livros escritos pela comunidade de Santa Maria. Na Câmara, a 17ª edição do Projeto Lei do Livro está com inscrições abertas até 01 de agosto. Os livros inscritos devem enfocar temas locais ou regionais que estejam ligados à história e/ou cultura santa-mariense, podendo estar classificados nos seguintes tipos de textos literários: crônicas, contos, poemas, romances, ou ainda textos acadêmicos oriundos de alguma investigação científica, filosófica ou artística. Já a 10ª edição do Concurso Literário Infantil Ignez Sofia, iniciativa organizada pela Academia Santa-Mariense de Letras (ASL), com apoio da Biblioteca e da Prefeitura, está com as inscrições abertas até o dia 29 de julho. É uma oportunidade para escritores e ilustradores terem um primeiro livro publicado e distribuído em escolas, bibliotecas e entidades da cidade. O objetivo do concurso literário infantil é incentivar a criação de novas obras, assim como promover o enriquecimento do acervo bibliográfico disponível às crianças santa-marienses.

CONCURSO LITERÁRIO INFANTIL IGNEZ SOFIA

Para participar é preciso atender alguns requisitos como: ter idade mínima de 18 anos, ser brasileiro nato ou naturalizado, residir em Santa Maria e que não possuir publicação de obra infantil de sua exclusiva autoria. Cada participante poderá concorrer com até dois textos (entre 45 e 60 linhas), com temática livre, nas modalidades Prosa ou Verso, escritos em acordo com as regras de ortografia da Língua Portuguesa. A comissão julgadora será formada por cinco integrantes designados pela ASL. Nesta edição, o trabalho classificado em 1º lugar será publicado em um livro ilustrado, além de receber premiação em dinheiro, no valor de R$ 1 mil, mais 50 exemplares da obra impressa. Os trabalhos classificados em 2º e 3º lugares recebem menções honrosas. Além disso, todos os inscritos no concurso ganham livros publicados por autores da ASL. A divulgação dos textos premiados será em 12 de agosto.

Posteriormente, para valorizar também os artistas da cidade, a 10ª edição do Concurso Literário Infantil Ignez Sofia Vargas prevê a realização de uma disputa entre ilustradores. Após conhecido o texto vencedor, estarão abertas, de 19 de agosto a 9 de setembro, as inscrições para trabalhos de ilustração. A proposta deverá ser encaminhada à Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide até 9 de setembro e os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por cinco pessoas. A ilustração vencedora será publicada no mesmo livro no qual estará o trabalho vencedor do concurso de texto, além de receber o valor de R$ 1 mil, mais 50 exemplares da obra pronta. O texto e a ilustração vencedores se transformarão em um livro infantil. Os exemplares serão doados para escolas e professores, para bibliotecas de entidades socioculturais e para entidades apoiadoras do concurso.

A inscrição deve ser realizada na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1.300, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, a partir da entrega dos textos originais impressos em envelopes lacrados e identificados por pseudônimos. Mais informações pelo telefone  (55) 3218-1396 e no edital do concurso.

LEI DO LIVRO

Divulgação: Câmara de Vereadores de Santa Maria

Podem ser escolhidas até duas publicações, uma destinada ao meio acadêmico e outra de cunho literário. As obras devem ser inéditas, em língua portuguesa, e conter, no mínimo, 80 páginas e, no máximo, 250 páginas. O resultado deve ser divulgado em dezembro deste ano. Os trabalhos terão uma edição de 1500 exemplares e deverão ser distribuídos durante as comemorações da Semana da Câmara. O regramento da Lei do Livro está contemplado pela Resolução Legislativa nº12/2020.

Segundo a Câmara, em geral, o concurso requer a expertise dos interessados em relação à produção literária, tendo em vista que exige que as obras inscritas já estejam concluídas. Ou seja, quem tiver interesse em se inscrever já precisa ter produções elaboradas ou em fase de finalização até o prazo de inscrição. Por conta disso, são poucas inscrições a cada edição, em torno de 10 obras a serem avaliadas pela comissão julgadora. A Casa também reforça o caráter cultural e as possibilidades geradas pelo projeto, oportunizando a escritores da cidade, mostrar Santa Maria e sua história, cultura e pessoas por meio da literatura. A Câmara também levanta a possibilidade que o concurso gera de distribuir gratuitamente essas publicações à comunidade em geral, às escolas, universidades e pesquisadores.

Os interessados em ter seus escritos publicados pela Câmara de Vereadores de Santa Maria devem entregar os trabalhos pessoalmente e protocolados no Protocolo Geral da Câmara, ou enviados via sedex (dirigido à Assessoria de Relações Públicas), à Câmara de Vereadores de Santa Maria/RS (Rua Vale Machado, 1415, CEP 97010-530). Mais informações podem ser encontradas pelo telefone 55 3220 7252 e no edital do projeto.

* Com informações da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça Eleitoral convoca mais de 2 mil mesários; confira a lista Anterior

Justiça Eleitoral convoca mais de 2 mil mesários; confira a lista

Motoristas ficam feridos após colisão sobre ponte na BR-392 em São Sepé Próximo

Motoristas ficam feridos após colisão sobre ponte na BR-392 em São Sepé

Geral