O Theatro Treze de Maio escolheu o Dia Internacional da Mulher para marcar a estreia da terceira edição do já consolidado projeto “Arte nas Janelas”, que leva artistas para apresentações gratuitas ao público na Praça Saldanha Marinho. E quem ocupa as janelas frontais do Treze no dia 8 de março, às 19h, é um trio de artistas santa-marienses. Com um repertório bem brasileiro, as cantoras Paola Matos, Evelíny Pedroso e Gisele Guimarães prometem uma apresentação que deve enaltecer e homenagear grandes compositoras do país. A ação tem financiamento da da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) e apoio da Padaria Kipão.Conforme Paola Matos, nomes como Rita Lee, Ekena, Dona Ivone Lara e Marisa Monte serão reverenciados pelo trio. A cantora e compositora aponta que o momento é de celebração, mas também de muita luta, objetivo principal do dia 8 de março:– As compositoras mulheres não são tão prestigiadas, então a gente preparou um show que celebra o que é ser mulher na sociedade. Mas sabemos que a melhor forma de marcar essa data é com respeito e com o fim da violência contra a mulher. Celebramos, mas não podemos esquecer dessa parte importante. Esse dia só existe porque as coisas não são como deveriam ser, mas cantaremos com alegria para celebrar o trabalho de muitas mulheres nesse show.
UNIÃO DE SUCESSO
Paola, Evelíny e Gisele já haviam divido o palco no evento “A Voz da Mulher”, promovido pela prefeitura no ano passado, na Praça Saldanha Marinho.– Cantar com amigas é sempre incrível, é disso que a música é feita. São duas mulheres que admiro muito, que têm histórias lindas de vida e de arte – comenta Paola Matos.
Segundo Evelíny Pedroso, embora o repertório conte com músicas como “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, o foco do show será a beleza e a poesia da escrita feminina, de intérpretes e compositoras:– Eu convido a cidade para um show bem emocionante, com três cantoras que pensam, sentem e valorizam toda a nossa comunidade.Gisele Guimarães, completa, apontando que a integração entre as três artistas tem muitos significados e que música as une na defesa de várias causas sociais. O contexto da mulher na sociedade contemporânea é uma delas:– Somos mulheres de gerações diferentes, com visões de mundo de lugares diferentes. Somos mães, filhas, mas todas em consonância com a necessidade de pautar as mulheres na arte e nos espaços da sociedade como um todo. Cantar mulheres é um presente para nós e para quem for nos assistir.
O Montero Trio já participou do projeto “Arte nas Janelas” (Foto: Mirella Joels)
O PROJETO
Criado em 2021, o projeto Arte nas Janelas teve seu auge durante a pandemia da Covid-19. Com as necessidades impostas pelo isolamento social, artistas fizeram das janelas frontais do Treze um palco democrático, reunindo grande público, incluindo curiosos que passavam pela Praça Saldanha Marinho. O sucesso foi tanto que em 2022 o projeto voltou com a segunda edição, e as janelas já receberam a arte de atrações como Gabro Demais, Banda Milho Verde, Montero Trio, Trivela Som Clube e Dida Larruscain.
Agende-se
O quê – “Arte nas Janelas”, com Paola Matos, Evelíny Pedroso e Gisele Guimarães
Quando – 8 de março, às 19h
Onde – Nas janelas frontais do Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho
Quanto – De graça