
Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)
Bairro Pinheiro Machado tem vias com nomes de quase todas as capitais brasileiras.
Santa Maria completa 167 anos neste sábado (17). Pela cidade, a história do município, do Estado e do país é representada nos nomes das avenidas, ruas e estradas que, diariamente, cerca de 270 mil pessoas utilizam.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As mais comuns recebem nomes de personalidades históricas, entre doutores, militares, políticos, entre tantas outras profissões. A ligação da cidade com a fé cristã, especialmente com a Igreja Católica, também intitula avenidas como Nossa Senhora Medianeira e Nossa Senhora das Dores. Mas Santa Maria também esconde nomes curiosos para suas vias.
O Diário teve acesso a um levantamento da Secretaria Municipal de Urbanismo e Projetos, com os logradouros separados por bairro. Confira abaixo uma seleção das mais vias com nomes mais curiosos e dos "nichos" mais comuns.
Visite o Brasil em um só bairro
Esqueça pegar ônibus ou avião. Para conhecer o Brasil, basta ir ao Bairro Pinheiro Machado.
Dos 27 Estados brasileiros, 16 estão no bairro. Quem vem logo atrás é o Bairro Tomazetti, com apenas três (Amazonas, Alagoas e Amapá). O Bairro Nonoai registra dois nomes de Estados em suas ruas (Acre e Ceará), enquanto Camobi (Roraima), Lorenzi (Rondônia) e Nossa Senhora de Lourdes (Paraíba) têm um cada. Em toda a cidade, apenas três Estados não viraram nome de rua: Sergipe, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Entre as capitais dos Estados brasileiros, a hegemonia do Bairro Pinheiro Machado é ainda maior: 22 das 27. Na verdade, são 23, mas o nome “Rio Branco” é utilizado também na avenida do centro da cidade e no distrito de Arroio do Só. As outras capitais brasileiras ficam nos bairros Juscelino Kubitschek (Palmas) e Patronato (Goiânia).
Assim como seu Estado, Campo Grande também foi esquecida pelos santa-marienses. Além dela, Salvador e São Luís também não estão representadas. No Bairro Nova Santa Marta até existe nome parecido, mas o São Luiz com “z” pode indicar outra motivação para o nome da rua neste bairro.
Outros pontos também registram diferentes nichos de localidades. No Bairro Caturrita predomina os nomes de cidades gaúchas. No Diácono João Luiz Pozzobon também, mas com a peculiaridade de só registrar nomes de cidades “santas”, como Santa Rosa, Santiago e São Pedro do Sul. No Bairro Nossa Senhora de Lourdes, próximo ao Fórum de Santa Maria, as alamedas levam o nome de cidades dos países do Cone Sul, como "Montevideo", Buenos Aires, Antofagasta e Santiago do Chile.
Nomes de países são registrados em diversos bairros, como Pinheiro Machado, Camobi, Chácara das Flores, Itararé e São João.
E para tirar férias, nada melhor que ir para as praias do Bairro Divina Providência. O bairro conta com ruas como Praia de Búzios, Praia de Cidreira, Praia de Ipanema, Praia do Cassino, Praia do Rosa, entre outras.
A abundância da fauna e da flora
Se ignorarmos os nomes de ruas batizados com nomes próprios, a categoria que mais denomina as vias de Santa Maria certamente faz parte do reino vegetal. Nomes de árvores, plantas, flores, frutos são observados em diversos bairros.
No Diácono João Luiz Pozzobon, as ruas das Oliveiras, das Palmeiras, dos Cactos, dos Girassóis. No Juscelino Kubitschek, a Rua das Bergamoteiras, dos Abacateiros e das Orquídeas. No Bairro Nova Santa Marta, estão a rua dos Cacaueiros, dos Cajueiros e das Pitangueiras. No Patronato, flores como Lírios, Jasmins, Rosas e Margaridas. No Bairro Pinheiro Machado, as ruas das Castanheiras, dos Ciprestes e dos Jatobás.
Estes são apenas alguns dos numerosos exemplos da vasta flora que batiza os nomes das vias santa-marienses. A fauna, por sua vez, não tem tanto espaço: ruas com nomes de pássaros são registradas na Juscelino Kubitschek, como a Rua dos Cardeais, e na Nova Santa Marta, que também batiza suas vias com nomes de peixes, como a Rua dos Salmões.
Nomes excêntricos
Camobi também se destaca pelos nichos mais diferentes. Próximo à Avenida Rodolfo Behr, o santa-mariense pode viajar ao espaço, através das ruas Planeta Júpiter, Planeta Saturno, Planeta Marte e Planeta Netuno. Do outro lado da Faixa Nova, o destaque das denominações vai para as pedras preciosas. Assim, pode-se encontrar as ruas Ametista, Pérola, Rubi, Diamante, Topázio, entre outras.
Já personalidades históricas, como Joana D’Arc (Nossa Senhora de Lourdes), Machado de Assis (Nossa Senhora das Dores), Pedro Álvares Cabral (Salgado Filho), Ernesto Che Guevara e Ayrton Senna (Divina Providência), receberam um pedacinho de Santa Maria em sua homenagem. No Bairro João Goulart, o destaque fica com a Rua Montanha Russa, próxima à barragem do Vacacaí-Mirim.
A força da fé cristã na cidade também marcou o nome das ruas, como nas ruas papa Leão XIII e Pio XI, no Bairro Nossa Senhora Medianeira. Ou como as ruas Livro Atos dos Apóstolos, Livro do Apocalipse e Livro Gênesis, no Bairro Nova Santa Marta. No Km Três, a Rua Deus Lhe Pague também chama atenção. Já no Patronato, a ideia foi dar nomes “pacificadores”, como Rua da Amizade, Rua da Esperança, Rua da Felicidade, entre outros.
O bairro mais “aleatório”
Em termos de vários nichos de nomes de rua em um só bairro, o prêmio possivelmente seria do Bairro Nova Santa Marta. Abaixo, alguns exemplos do motivo:
Vias com nomes de árvores e plantas: Carnaúbas, das Aroeiras, das Braúnas, das Camboatas, das Guajuviras, das Imbuias, das Pitangueiras, das Primaveras, dos Branquilhos, dos Cacaueiros, dos Cajueiros, dos Jequitibás, dos Louros, dos Marmeleiros, Ipê Roxo;
Vias com nomes de personalidades e referências à religião cristã: Discípulo Timóteo, Livro dos Atos dos Apóstolos, Livro do Apocalipse, Livro Gênesis, Apóstolo João, Apóstolo Lucas, Apóstolo Matheus, Apóstolo Pedro, Apóstolo Tiago, Evangelista Marcos, Irmã Teresina Werner, Irmão Basílio Rueda, Irmão Cláudio Rohr, Irmão François Rivat, Irmão Jacinto, Irmão Rovilio Moro, Profeta Ageu, Profeta Daniel, Profeta Isaias, Profeta Jeremias, Profeta Joel, Profeta Jonas, Profeta Malaquias, Profeta Samuel, Profetiza Ester, Santa Terezinha, São Jorge, São Luiz, São Marcelino Champagnat, São Mateus;
Vias com nomes de pássaros: Araras Azuis, das Andorinhas, dos Beija-Flores, dos Pavões, dos Rouxinois;
Vias com nomes de peixes: das Carpas, das Tainhas, dos Dourados, dos Golfinhos, dos Grumatãs, dos Salmões;
Vias com nomes de profissões: dos Advogados, dos Carpinteiros, dos Dentistas, dos Pedreiros, dos Pintores, dos Radialistas, dos Taxistas, dos Vendedores, dos Engenheiros, dos Garçons;
Vias com nomes de rios: Rio Amazonas, Rio Araguaia, Rio Dourado, Rio Ibicuí, Rio Jacuí, Rio Jaguari, Rio Pelotas, Rio São Francisco, Rio Toropi, Rio Tramandaí.