O desfile de 20 de Setembro de Ivorá terá um toque italiano este ano. A apresentação, marcada para as 9h da próxima quarta-feira, fará homenagem aos gaúchos e aos imigrantes que vieram da Itália para colonizar a região da Quarta Colônia há 140 anos.
O desfile ítalo-gaúcho ocorrerá na frente da prefeitura e da Igreja Matriz. Segundo Sérgio Venturini, secretário de Educação, Cultura e Turismo de Ivorá, a festividade será muito bonita. Além dos cavalarianos, haverá carros alegóricos para contar um pouco da mistura de culturas que formou a história da Quarta Colônia.
Por ser um desfile de relevância para a história da imigração italiana, haverá representantes dos municípios de São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, Silveira Martins e Júlio de Castilhos, município mãe de Ivorá.
– A comunidade de Três Mártires apresentará um carro alegórico lembrando o cultivo da batata nos tempos em que tudo era realizado com a “força do braço” dos primeiros colonos – conta Venturini.
ALEGORIAS
As comunidades do interior de Ivorá participarão com seus carros alegóricos, começando pela primeira comunidade fundada no seu território, Linha Sete, que apresentará fatos relacionados à fé religiosa que animava as famílias dos pioneiros imigrantes. A comunidade da Boca da Picada lembrará os filós, que eram as reuniões dos imigrantes para conversar, cantar e dançar.
A comunidade Pereira de Souza levará para a apresentação a evolução da indústria da madeira e a importância da cultura da soja na região. A Linha Cinco destacará a cultura do feijão, a Piruva abordará a cultura do fumo e a Comunidade da Linha Simonetti, o processo evolutivo da produção de vinho, mostrando equipamentos artesanais e pipas ainda falquejadas à mão pelos primeiros moradores daquela comunidade.
1ª Semana da Juventude terá várias atrações em Cruz Alta
O secretário informa que mais de uma dezena de associações e empresas de Ivorá estarão no desfile mostrando seu trabalho, homenageando os gaúchos e destacando, principalmente, a história de diversos fatos importantes para a cidade. O desfile se encerrará com um costelão assado no CTG Centelha do Imigrante. O evento contará com a presença do fundador do CTG, padre Olinto Cremonese, que é o Homenageado de Honra do desfile ítalo-gaúcho deste ano.