Reprodução (Defesa Civil)
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de chuvas intensas, trovoadas, tempestade de raios e vendaval. As chances de riscos meteorológicos valem para as regiões Centro, Metropolitana, Centro-Serra, Norte e Noroeste do Estado. O alerta foi disparado pelo serviço de SMS (mensagem de celular) da Defesa Civil. Para ter acesso as mensagens, é preciso cadastrar o CEP, por torpedo, para o número 40199.
NA REGIÃO CENTRAL
O meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutor em meteorologia, Daniel Caetano, confirma que existe uma previsão de chuva nesta madrugada. Ele conta que a chuva é consequência da formação de uma frente fria na região oceânica que favorece o aumento da nebulosidade e cria condição de chuva na Região Central.
- Isso não significa que a frente fria chegará sobre nós - observa Caetano.
Mais três municípios da região a caminho da emergência
Como o tempo é seco e quente na tarde desta quarta-feira, há possibilidade de tempestade intensa nesta madrugada, mas em pontos isolados e não em toda a região, explica o meteorologista. Não dá para descartar a possibilidade de ocorrência de ventos fortes.
A chuva deve ocorrer na madrugada, manhã e parte da tarde de quinta-feira. No final do dia, já não deve mais chover:
- No final da tarde, a chuva já diminui e volta a ter tempo seco na cidade.
Tarifa de ônibus pode ir a R$ 3,82 em Santa Maria se for dado reajuste igual ao da Capital
Daniel explica que, com a chuva, as temperaturas devem ser mais amenas na quinta-feira, que pode registrar mínima próxima dos 17ºC. A máxima pode chegar perto dos 30ºC, mas ainda não há previsão de queda acentuada nos termômetros. A sexta-feira deve ser ser quente, como têm sido os últimos dias na cidade.