Defesa Civil de Santa Maria realiza ações para agilizar comunicação entre a comunidade e órgãos de segurança em situações de desastres

Defesa Civil de Santa Maria realiza ações para agilizar comunicação entre a comunidade e órgãos de segurança em situações de desastres

Foto: Divulgação

Com o objetivo de agilizar a logística e a comunicação entre os órgãos de segurança e a comunidade, a Defesa Civil de Santa Maria realiza simulados em áreas de risco do município. Nesta quinta-feira (5), a iniciativa ocorrerá na Vila Ipiranga, no Passo das Tropas, distrito de Pains. Já na sexta-feira (6), será na localidade de Três Barras, distrito de Arroio Grande. Em caso de chuva, as ações são canceladas e novas datas serão agendadas.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Os simulados são abertos para as comunidades poderem participar. Serão abordados os seguintes temas: alagamento, resgate e abrigo. Participam das iniciativas equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Samu e representantes da empresa Hopeful, que elabora o Plano de Contingência de Santa Maria.


O objetivo do simulado é agilizar a logística e a comunicação entre os órgãos de segurança e a comunidade. A equipe da Defesa Civil realizou, no final do mês de novembro, três palestras sobre educação comunitária e sinalização pública sobre o Plano de Contingência do Município com as comunidades do Km 3, de Três Barras e da Vila Ipiranga.


Programa Santa Maria Resiliente

O programa visa desenvolver e fortalecer a capacidade da comunidade local em evitar, suportar e se recuperar eficazmente com a exposição aos desastres, sejam eles de origem natural ou provocados pelo homem. 


A atualização do Plano de Contingência do Município está inserida no Programa Santa Maria Resiliente que foi desenvolvido pela empresa Hopeful, está instalada no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), conhecido como Tecnopuc, em Porto Alegre. 


O Programa Santa Maria Resiliente compreende dos seguintes serviços e descrição: Plano de Contingência (elaboração ou atualização, baseado em três oficinas entre órgãos); Simulados Progressivos (quatro simulados, sendo dois de mesas – por meio de recursos como mapas de áreas de risco, por exemplo, e dois de áreas de risco). E dos três pilares: Protocolo de Comunicação (elaboração e validação, baseado em duas oficinas e micro simulado); Voluntariado em desastres (elaboração de protocolos, baseado em duas oficinas com órgãos e instituições); e Educação Comunitária e Plataforma Online (elaboração de curso e material para palestras nas escolas de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio).


Simulados

Quando: quinta-feira (5), às 14h
Local: Rua Augusto Kunz, Vila Ipiranga, no Bairro Passo das Tropas
Tema: alagamento, resgate e abrigo

Quando: sexta-feira (6), às 9h
Local: na sede da localidade de Três Barras, no distrito de Arroio Grande
Tema: alagamento, resgate e abrigo


*Com informações de prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Prefeitura de Santa Maria deve renovar contrato com empresas do transporte após novo adiamento da licitação e outras 5 notícias Anterior

Prefeitura de Santa Maria deve renovar contrato com empresas do transporte após novo adiamento da licitação e outras 5 notícias

Envelhecimento é tema da abertura do fórum promovido pelo Movimento Tratado Cidadão Próximo

Envelhecimento é tema da abertura do fórum promovido pelo Movimento Tratado Cidadão

Geral