Foto: Divulgação
Com o objetivo de agilizar a logística e a comunicação entre os órgãos de segurança e a comunidade, a Defesa Civil de Santa Maria realiza simulados em áreas de risco do município. Nesta quinta-feira (5), a iniciativa ocorrerá na Vila Ipiranga, no Passo das Tropas, distrito de Pains. Já na sexta-feira (6), será na localidade de Três Barras, distrito de Arroio Grande. Em caso de chuva, as ações são canceladas e novas datas serão agendadas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Os simulados são abertos para as comunidades poderem participar. Serão abordados os seguintes temas: alagamento, resgate e abrigo. Participam das iniciativas equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Samu e representantes da empresa Hopeful, que elabora o Plano de Contingência de Santa Maria.
O objetivo do simulado é agilizar a logística e a comunicação entre os órgãos de segurança e a comunidade. A equipe da Defesa Civil realizou, no final do mês de novembro, três palestras sobre educação comunitária e sinalização pública sobre o Plano de Contingência do Município com as comunidades do Km 3, de Três Barras e da Vila Ipiranga.
Programa Santa Maria Resiliente
O programa visa desenvolver e fortalecer a capacidade da comunidade local em evitar, suportar e se recuperar eficazmente com a exposição aos desastres, sejam eles de origem natural ou provocados pelo homem.
A atualização do Plano de Contingência do Município está inserida no Programa Santa Maria Resiliente que foi desenvolvido pela empresa Hopeful, está instalada no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), conhecido como Tecnopuc, em Porto Alegre.
O Programa Santa Maria Resiliente compreende dos seguintes serviços e descrição: Plano de Contingência (elaboração ou atualização, baseado em três oficinas entre órgãos); Simulados Progressivos (quatro simulados, sendo dois de mesas – por meio de recursos como mapas de áreas de risco, por exemplo, e dois de áreas de risco). E dos três pilares: Protocolo de Comunicação (elaboração e validação, baseado em duas oficinas e micro simulado); Voluntariado em desastres (elaboração de protocolos, baseado em duas oficinas com órgãos e instituições); e Educação Comunitária e Plataforma Online (elaboração de curso e material para palestras nas escolas de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio).
Simulados
Quando: quinta-feira (5), às 14h
Local: Rua Augusto Kunz, Vila Ipiranga, no Bairro Passo das Tropas
Tema: alagamento, resgate e abrigo
Quando: sexta-feira (6), às 9h
Local: na sede da localidade de Três Barras, no distrito de Arroio Grande
Tema: alagamento, resgate e abrigo
*Com informações de prefeitura de Santa Maria