Fotos: Bibiana Pinheiro (Diário)
Em três dias de funcionamento, desde sua inauguração na última terça-feira (22), já foram realizados 400 atendimentos na agência estadual Tudo Fácil de Santa Maria, no subsolo 1 do prédio Vitta Center, Bairro Centro. A nova unidade é uma aposta do Estado para facilitar e agilizar o acesso a serviços relacionados à Corsan, ao Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS) e à confecção da carteira de identidade, que passa ser feita exclusivamente na unidade. Serviços municipais também estarão disponíveis, e o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) seria um deles.
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O atendimento estendido é uma novidade, com o horário de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia.
Para acessar serviços como carteira de identidade, Detran e Corsan o cidadão precisará fazer o agendamento prévio pelo site www.rs.gov.br. Por ele, é possível marcar data e horário, evitando a formação de filas.
Agendamentos
- Só com agendamento – IGP, Detran e Corsan através do rs.gov.br
- Ordem de chegada – IPE Saúde, IPE Previdência, Faders /CIPTEA e serviços municipais
- Prioritários – 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, por exemplo, são atendidos por ordem de chegada
Como agendar
Os horários são disponibilizados pelo site www.rs.gov.br. Por ele, é possível marcar data e horário, evitando a formação de filas. Eles estarão disponíveis a partir das 8h da manhã (de terça a sábado), para os próximos 30 dias. Pela alta demanda, a gestão do serviço alerta para que o usuário tente o agendamento logo que saiam as novas datas.
Se não houver horários disponíveis para o local selecionado, tente mais tarde, pois o sistema de agendamento libera novas vagas automaticamente.
Horário de funcionamento
Conforme a gerente da unidade santa-mariense, Ana Maria Almeida do Arte, o desafio é que a população se adeque ao sistema de 10 horas de atendimento.
– Nós queremos que o cidadão fique muito tranquilo, que ele possa agendar e vir no seu horário. Não precisa sair às 5h para fazer fila. Nós pedimos esse apoio. As pessoas não vão ficar sem atendimento – relata Ana Maria.
O Estado investiu aproximadamente R$ 700 mil para estruturar a unidade. Já o Vitta Center contribuiu com cerca de R$ 500 mil para a obra de engenharia civil de preparação do espaço.
Tudo Fácil
- Onde – Subsolo do prédio Vitta Center, Rua Pinheiro Machado, 2366, em frente ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo
- Horário de atendimento – Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia
- Agendamento – www.rs.gov.br
- Contato – Chat Atendimento RS.GOV; ligue 155
Serviços
A expectativa é de que mais de 380 mil pessoas sejam beneficiadas com a implantação da nova unidade, por meio de cerca de 6 mil atendimentos mensais. O usuário tem à disposição serviços do Estado e município.
Nos serviços estaduais, além de Santa Maria, serão atendidas as pessoas de toda a Região Central do Estado. Com isso, inclui-se os municípios de Cacequi, Dilermando de Aguiar, Itaara, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Toropi e Vila Nova do Sul.
Veja abaixo quais serviços são atendidos somente de forma presencial no Tudo Fácil. Também há aqueles que são ofertados na unidade, mas ainda são feitos em outros pontos.
Serviços únicos no Tudo Fácil
- IPE Saúde – Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul
- IPE Prev – Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
- Faders – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul
- Ciptea – Carteira de Identificação da Pessoa da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
Serviços no Tudo Fácil e em outros pontos
- Detran RS – Na unidade e por correspondência pelo www.rs.gov.br
- Corsan – Na unidade e na sede da Corsan
- Serviços municipais – Na unidade e na prefeitura de Santa Maria
Confira a lista completa dos serviços prestados:
IGP/ Departamento de Identificação do RS
- 1ª Via Carteira Identidade
- 2ª Via Carteira Identidade
DETRAN RS
- Apresentação de Condutor
- Defesa de Autuação, Suspensão do Direito de Dirigir (SDD) e Cassação do Direito de Dirigir (CDD)
- Recursos de Infração, SDD e CDD em 1ª Instância e 2ª Instância
- Solicitação de Cópia – Auto de Infração de Trânsito (AIT) e Requerimentos
- Orientações e informações dos serviços
- Reclamações, solicitações, sugestões
- Outros protocolos: segunda via laudo médico, contestação de provas prática/teórica, revisão de apresentação de condutor, complementação de documentação para PROA (restituição de valores)
- Impressão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e)
IPE PREVIDÊNCIA
- Solicitação de renovação de pensão por morte
- Solicitação de concessão de pensão por morte
- Solicitação de restabelecimento de pensão por morte
- Serviços para o servidor afastado (contribuição previdenciária para licenciado, cedido ou em mandato eletivo)
- Comunicado de óbito
- Serviços para o pensionista relacionados à folha de pagamento
- Isenção de imposto de renda para pensionista
- Certidão de Vínculo e/ou habilitação
- Pecúlio
- Solicitação de cópia de processos diversos
IPE SAÚDE
- Habilitação de segurado
- Habilitação de dependentes (sem processo)
- Inclusão/Reingresso/Cancelamento do Plano de Assistência Médica Complementar(PAC) e Plano de Assistência Médica Suplementar (Pames)
- Emissão de segunda via de boletos (site)
- Emissão de segunda via do cartão
OUVIDORIA GERAL DO ESTADO
- Reclamações - rs.gov.br (autoatendimento)
- Sugestões e elogios - rs.gov.br (autoatendimento)
- Registro da procura de serviços - rs.gov.br (autoatendimento)
SUBCHEFIA DE ÉTICA
- Lei de Acesso à Informação - rs.gov.br (autoatendimento)
- Canal de Denúncia - rs.gov.br (autoatendimento)
CORSAN
- 2ª Via de Conta
- Parcelamento Dívida
- Religação
- Apresentar contraditório / Defesa contra auto de constatação de irregularidade
- Cadastrar e-mail para envio da fatura
- Conserto e/ou manutenção de chuveiro público
- Informar Hidrômetro com vazamento
- Informar Hidrômetro embaçado
- Informar Hidrômetro furtado/parado/violado/quebrado/virado
- Informar Vazamento de água na rua/calçada
- Informar Vazamento de esgoto na rua/calçada
- Informar Vazamento em hidrante
- Informar Vazamento no quadro
- Reclamar Água com gosto, cheiro ou suja
- Reclamar de Falta de água
- Reclamar de Muita pressão
- Reclamar de Pouca pressão
- Registro do quadro com problemas
- Solicitar 2ª via da fatura
- Solicitar a Suspensão do abastecimento (a pedido do usuário)
- Solicitar Aferição do hidrômetro
- Solicitar alteração do endereço de entrega
- Solicitar alteração dia de vencimento da fatura
- Solicitar Atualização da Base
- Solicitar Confirmação de leitura
- Solicitar conserto de caixa de inspeção de esgoto
- Solicitar Demonstrativo da fatura em Braille
- Solicitar Desconto Social (Tarifa Social)
- Solicitar Encerramento da relação contratual entre Corsan e o usuário do imóvel
- Solicitar Ligação nova de água e/ou esgoto
- Solicitar Limpeza de fossa séptica
- Solicitar Limpeza e remoção de entulho na via pública
- Solicitar Mudança local do ramal ou quadro
- Solicitar Parcelamento de dívida
- Solicitar redução de valores por vazamento invisível
- Solicitar Religação abastecimento de água
- Solicitar Repavimentação de rua/calçada
- Solicitar Revisão cadastral
- Solicitar Troca de titularidade / Alteração do usuário
- Solicitar/Imprimir Certidão negativa de débito
- Solicitar/Imprimir Laudo de qualidade da água
- Verificar a Situação do abastecimento
SERVIÇOS MUNICIPAIS
- Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU)
- Programa Emprega Santa Maria
*A lista completa ainda não está disponível