Corsan diz que abastecimento de água é normalizado em Santa Maria; consertos ainda são realizados no município e distrito de Arroio Grande

Corsan diz que abastecimento de água é normalizado em Santa Maria; consertos ainda são realizados no município e distrito de Arroio Grande

Foto: Tales Trindade (Diário)

A reportagem esteve na quinta (19) em São Martinho da Serra, no trecho em que equipe trabalhava para instalar quatro bombas.

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea) informou, na manhã desta segunda-feira (23), que a captação e distribuição de água foi normalizada em Santa Maria.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com a gerente de Relações Institucionais da Corsan, Andréia Zanini, foi montada uma operação de bombamento emergencial ao longo da semana por conta do rompimento de adutoras no Rio Ibicuí: 

– Nós recuperamos a captação por meio dessa estrutura montada pela equipe técnica. 

Segundo ela, foram instaladas quatro bombas que hoje dão sustentação ao fornecimento de água em Santa Maria. O abastecimento ao longo da última semana se deu de forma gradual por diversos fatores: 

– Um deles é o próprio consumo dos clientes, a situação da manutenção da linha de distribuição, a topografia, a localização dos imóveis, são componentes que influenciam. Por isso, alguns clientes sentiram a falta de água durante mais tempo – afirmou a diretora.

Andréia destaca que, nesta segunda, todas as regiões estão com abastecimento normalizados em Santa Maria. Além disso, as equipes seguem trabalhando para garantir que a estrutura receba melhoria para que novos problemas sejam evitados: 

– A estrutura montada em 2024, após a enchente, foi preservada, apesar da cheia do rio. Foi feito um trabalho intenso naquele período. Agora, esse novo episódio foi sentido em outro ponto, que está sendo recuperado para que se evite problemas futuros – explicou ela.

O impacto inicial, ainda no início da semana passada, foi em torno de 20 mil imóveis. Outras residências ficaram desabastecidas ao longo da semana e muitos delas sentiram o impacto posteriormente, tendo em vista reservatórios próprios das casas: 

– Um reservatório de mil litros dá condição a uma residência com uso racional por, pelo menos, 24 horas. Algumas residências nem sentiram a falta de água por conta disso. Começamos (o desabastecimento) em torno de 20 mil imóveis e foi reduzindo. 

Ainda no domingo (22), três pontos tiveram ocorrências de falta de água por conta de manutenção na rede de distribuição. Os locais afetados foram Nossa Senhora de Lourdes, Nova Santa Marta e Passo das Tropas. Esses locais receberam recuperação e água por meio de caminhões pipa. 

Distrito de Arroio Grande

O distrito de Arroio Grande foi também um local impactado pela falta de água. Na manhã desta segunda, uma equipe da Corsan trabalha no conserto de um novo vazamento identificado. Outras três recuperações já foram feitas na rede de distribuição do local. 

– Já no sábado, tivemos caminhões pipa circulando e abastecendo moradores com reservatórios próprios. Um reservatório comunitário foi instalado – informou a diretora de Relações Institucionais. 

Esse reservatório para a comunidade fica localizado na Rua Luís Colpo, em Arroio Grande: 

– A previsão é de que essa situação em Arroio Grande seja resolvida definitivamente ainda ao longo desta segunda. De qualquer forma, ficaremos com esse reservatório disponível e caminhão pipa também – aponta Andréia.

Oscilações

A diretora da Corsan destaca que oscilações na pressão da água podem ser identificadas pelos moradores ainda durante os próximos dias. Em caso de alterações, a companhia destaca que moradores entrem em contato: 

– Estamos com equipes preparadas e em regimes de escalonamento. Pedimos que os clientes entrem em contato por meio dos canais oficiais da companhia. Estamos com uma operação bastante robusta para dar condição de abastecimento e evitar impacto. Destaco novamente o trabalho dos profissionais que estão desde terça neste trabalho incansável, cumprindo seu papel. 

Problemas?

Em caso de problemas de abastecimento e qualidade da água, contate os canais da Corsan/Aegea:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Letícia Klusener

POR

Letícia Klusener

[email protected]

Interior de Santa Maria ainda tem sete pontes com trânsito bloqueado por causa da chuva Anterior

Interior de Santa Maria ainda tem sete pontes com trânsito bloqueado por causa da chuva

Frio e filas marcam manhã de espera por medicamentos na Farmácia Municipal Central em Santa Maria Próximo

Frio e filas marcam manhã de espera por medicamentos na Farmácia Municipal Central em Santa Maria

Geral