
Foto: Divulgação
A Corsan/Aegea informou, na noite desta sexta-feira (20), que conseguiu acessar o local onde ocorreram os rompimentos de adutoras na área de captação de água para tratamento no Rio Ibicuí, em São Martinho da Serra, local de onde é captada 75% da água bruta que abastece o município. Com o acesso liberado, a companhia iniciou o desvio das tubulações danificadas para instalar novas adutoras, que passarão por baixo do leito do rio. A previsão é de que todo o sistema esteja normalizado até a manhã deste sábado (21).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o comunicado, foram deslocadas três escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira e caminhões dotados de guindastes. Foi montada uma estrutura para abrigar a equipe, que vai trabalhar também durante a noite, até que o sistema de abastecimento esteja totalmente restabelecido em toda a cidade.

"Também foram deslocados profissionais de Rosário do Sul, Alegrete e Ijuí, além de material de Porto Alegre e Xangri-Lá para realizar a operação. Duas empresas terceirizadas foram contratadas para se somar à força-tarefa junto aos colaboradores da Corsan. Enquanto os novos trechos das adutoras estão sendo implantados, a captação emergencial de água será feita em São Martinho da Serra", diz o comunicado.
Já Santa Maria segue com 90% do abastecimento de água normalizado no final da tarde desta sexta, segundo a empresa. Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN (93.5 FM), a gerente de relações institucionais da Corsan, Andréia Zanini, disse que o sistema segue em recuperação e também explicou a situação dos distritos, principalmente Arroio Grande.

– O sistema está se recuperando ainda, mas muitos bairros que estavam desabastecidos já estão recebendo água. Seguimos no monitoramento das vazões e das pressões na rede de distribuição para evitar novos rompimentos – informou.
Até que o abastecimento esteja plenamente regularizado, 16 caminhões-pipa e oito reservatórios móveis estão sendo disponibilizados à população. Os tanques estão nos seguintes locais:
- Rua Idelina Severo Lopes e Travessa Gramado, no bairro Lorenzi;
- Rua Ernani Schirmer, no bairro Tomazetti;
- Rua Irmã Terezinha Werner, no Bairro Nossa Santa Marta;
- Rua Eugênio Mussói, no Bairro Urlândia;
- Ruas Niterói e Pinheiro Machado, Estrada Antônio Ovídio Severo, Rua Minuano e Travessa Girassol, na Estação dos Ventos.
– Estamos com um cenário bem mais favorável, dentro dos 90%. Temos equipes técnicas volantes para garantir a distribuição correta da água e estamos com caminhão-pipa atendendo situações que chegam até nós, de locais que ainda não receberam abastecimento – acrescentou Andréia.
Situação no interior
A Corsan fornece abastecimento nos distritos de Arroio do Só, Santa Flora e Arroio Grande. Desses três locais, somente Arroio Grande foi prejudicado pelas fortes chuvas e, consequentemente, tem problemas na distribuição de água.
– Arroio do Só e Santa Flora estão com os serviços funcionando normalmente. Em Arroio Grande, tivemos transtornos causados pela chuva e, por isso, uma equipe atua no local para a retomada da rede que foi prejudicada – afirma Andréia Zanini.
Confira a entrevista completa:
Leia mais:
- Fim da instabilidade, céu entre nuvens e retorno do frio: confira a previsão do tempo para o final de semana
- Vereadora de Formigueiro teria sido morta por suposta dívida do filho com facção criminosa, informa Polícia Civil
- Com a recuperação de sistemas, foco da Corsan está na distribuição da água nesta sexta-feira em Santa Maria