Foto: Nathália Schneider (Diário)
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Condesus) da Quarta Colônia completou 27 anos de existência em 5 de agosto. A associação é composta por nove municípios da Região Central: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins. Desde a criação, em 1996, o fórum atua na criação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento local e regional, com base econômica e sustentável, das cidades que integram a iniciativa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nesse período de 27 anos, o Condesus já fomentou vários projetos, como mapeamento geológico da Quarta Colônia; capacitações técnicas de gestão e comercialização; reflorestamento ambiental; diagnósticos setoriais e estudos de mercado; sinalização turística; dentro outros.
O Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (Cappa/UFSM) também foi idealizado pelo Condesus com o objetivo de dar suporte à pesquisa paleontológica na Quarta Colônia, região de relevância científica de fósseis do período Triássico.
A criação do centro ocorreu em 2003. A partir de 2010, passou a fazer parte da UFSM, com a missão de mapear novos sítios fossilíferos, monitorar os locais já conhecidos, coletar e salvaguardar fósseis, além de dar apoio ao desenvolvimento da pesquisa.
- Turismo na região: um guia do que fazer e de onde ir na Quarta Colônia
- Envoltas em mistérios, ciência e ufologia movimentam o turismo e a cultura na região central do RS
O Condesus ainda está à frente do Geoparque Quarta Colônia, que é delimitado pelos nove municípios do consórcio. Dentre as características que tornam o território singular, estão a beleza natural das paisagens, a abundância de água dos rios e cascatas, a raridade dos fósseis encontrados que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos e a diversidade cultural que resulta dos povos nativos e estrangeiros.
Em 24 de maio de 2023, os geoparques da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e passaram a integrar a Rede Mundial de Geoparques (GGN). A cerimônia oficial dos novos geoparques ocorre de 6 a 10 de setembro, em Marrakech, no Marrocos. Com o reconhecimento, o Brasil passa a abrigar cinco geoparques, e o Rio Grande do Sul passa a ter três.
- Geoparques Quarta Colônia e Caçapava se preparam para viagem ao Marrocos
- Comunidade da Quarta Colônia recebe certificação da Unesco com muita expectativa
- Geoparque Caçapava recebe selo da Unesco com expectativa de investimentos em turismo, preservação da natureza e incentivo a ações de educação patrimonial