Foto: Deni Zolin (Diário)
Comitiva gaúcha se despediu de Marrakech nesta segunda-feira
A comitiva gaúcha que esteve no Marrocos para o 10º Encontro Mundial de Geoparques Unesco, em Marrakech, no Marrocos, começou a retornar para o Brasil nesta segunda-feira (11).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A equipe do Grupo Diário, único veículo de comunicação do Brasil inscrito para cobrir o evento, saiu do país africano às 14h (horário de Brasília), com chegada em Madri, na Espanha, programada para às 16h.
— Chegamos no aeroporto de Marrakech para voltar para casa com o sentimento do dever cumprido. Foram dias de muito trabalho, dias de satisfação por cobrir o evento da Unesco, em que nossas regiões ganharam certificados, mas de muita tristeza pelo o que a gente passou e, principalmente, pelas perdas e pelo o que a gente viu — declara o jornalista Deni Zolin.
O jornalista Gilberto Ferreira compartilha dos mesmos sentimentos do colega já que, ao mesmo tempo em que se comemora o reconhecimento de uma década de trabalho de dois geoparques do Sul do Brasil, também sente pela tragédia que acometeu o país que tão bem acolheu a comitiva brasileira:
— Se hoje me perguntassem qual o sentimento que estou levando daqui, eu não saberia descrever ainda. De coração, não faço ideia, porque é um momento de alegria por estarmos aqui no evento dos geoparques da Unesco, mas um misto de aflição por tudo o que a gente viveu — acrescenta Ferreira.
Após chegarem em Madri, os brasileiros terão mais um voo com destino a São Paulo. A chegada em solo gaúcho está prevista para ocorrer na noite de terça-feira (12).
Certificação dos geoparques
No último sábado (9) os geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul receberam o certificado de geoparques mundiais da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, no 10º Encontro Mundial de Geoparques Unesco, em Marrakech, no Marrocos. Por questões de segurança, a entrega dos certificados aos 18 novos geoparques foi realizada em uma tenda onde eram servidos os almoços.
Uma comitiva brasileira com 40 autoridades esteve no Marrocos para o evento. Entre elas, o vice-governador Gabriel Souza (MDB), prefeitos da região, representantes da UFSM e de outros geoparques do país. Os repórteres Deni Zolin e Gilberto Ferreira participam da comitiva. O Grupo Diário foi o único veículo de comunicação do Brasil inscrito na Unesco para cobrir o evento em Marrakech.