Comércio de Santa Maria celebra os números do 1º semestre de 2022

José Quintana Jr.

Comércio de Santa Maria celebra os números do 1º semestre de 2022
Apesar de um primeiro semestre com muitas oscilações na economia do Brasil e do mundo, o levantamento do IBGE mostra que o comércio gaúcho cresceu 8,5% nos primeiros seis meses de 2022, na comparação com igual período de 2021.

Leia também

Transporte coletivo perde quase metade dos passageiros em cinco anos; quais as alternativas para evitar redução ainda maiorEmbalagens de produtos diminuem, mas preços se mantém altos: entenda o que é a reduflaçãoCom nova queda no preço, gasolina deve se aproximar de R$ 5 em Santa Maria e região

Números que são confirmados pelo comércio de Santa Maria. Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) Região Centro, Ademir José da Costa, a projeção para o segundo semestre é superior a 15% na cidade, e as razões de otimismo são muitas.

– Fomos surpreendidos positivamente no primeiro semestre. O frio está ajudando muito em todos os setores Eletrodomésticos, ar, aquecedores. O setor de cama, mesa e banho está vendendo bem cobertores, o setor de roupas de inverno está praticamente sem estoque e o setor de calçados normalizou. Demais elos da economia também estão em crescimento. Então, estamos otimistas para olhar pra frente com esperança de uma economia forte – celebra Ademir.

A projeção para apostar no crescimento no segundo semestre não está apenas no varejo e serviço, mas também nas atividades públicas.

– O retorno pleno das atividades da cadeia produtiva a pleno, quando falo em cadeia produtiva falo da indústria da construção civil, metal mecânico, o agro, que nunca parou, comércio, serviços, mas principalmente o retorno pleno do setor público da educação municipal, estadual, federal e privado. A cadeia produtiva de insumos mundial está normalizando. Se atingirmos estes patamares de crescimento estaremos retornando ao que tínhamos em 2019 antes da pandemia, – explica o dirigente do Sindilojas.

Números

Alguns setores tiveram números ainda mais elevados que a média do setor. A empresária Ângela Saccol Bagolin, proprietária das lojas Safira, disse que o primeiro semestre de 2022 foi muito positivo, principalmente o mês de abril, que comparado com o ano de 2020, começo da pandemia, teve um crescimento de 283% nas vendas.

– Foi o melhor mês de abril nos 40 anos de loja. Não esperava por isso. Estou muito animada. Estou me preparando para o mesmo desempenho para o verão – comemora a empresária.

A comerciante acredita que um dos principais motivos para o crescimento foi estar com o estoque abastecido, para os clientes que estavam sem consumir por causa da pandemia.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Frio intenso dá trégua, e semana pode ter tardes com máxima de até 27°C em Santa Maria Anterior

Frio intenso dá trégua, e semana pode ter tardes com máxima de até 27°C em Santa Maria

Corpo de Gabriel é velado em São Gabriel Próximo

Corpo de Gabriel é velado em São Gabriel

Geral