
Foto: Beto Albert

Santa Maria amanheceu com sol em destaque e temperaturas elevadas nesta terça-feira (11). De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, a estação meteorológica do Perpétuo Socorro registrou 30,4°C ao amanhecer, dado que supera os 30°C apontados em fevereiro de 2009 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podendo ser a maior mínima da história da cidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Após madrugada quente, esta terça pode ter máximas que superam os 40°C. Se confirmado, será o dia de maior calor do ano. Segundo a BaroClima Meteorologia, as temperaturas mais elevadas seguirão até quarta (12), dia em que pancadas de chuva poderão ser observadas à tarde.
Verardo informa que um período de instabilidades estará presente na região pelo menos até segunda (17). A segunda quinzena do mês será mais úmida, e as máximas irão cair. Já na quinta (13), a temperatura mais alta não passa dos 29°C. Quanto à chuva, o meteorologista aponta que não será o suficiente para melhorar por completo a situação do campo no Estado, muito afetado pela estiagem. Contudo, será importante para dar um alívio em tal questão.
– Não é a chuva que o campo ainda necessita, aquela chuva diária, constante, de mais de 100 mm a 300 mm, mas é uma chuva de verão, praticamente diária. Então, teremos uma segunda quinzena bem mais úmida – disse Verardo.
Confira a previsão para os próximos dias
- Terça-feira (11) – mínima de 25ºC e máxima de 40°C;
- Quarta-feira (12) – mínima de 27ºC e máxima de 37ºC;
- Quinta-feira (13) – mínima de 22ºC e máxima de 29ºC;
- Sexta-feira (14) – mínima de 22°C e máxima de 30°C;
- Sábado (15) – mínima de 21°C e máxima de 31°C;
- Domingo (16) – mínima de 21°C e máxima de 31°C;
- Segunda (17) – mínima de 22°C e máxima de 32°C.