
Foto: Marcelo Oliveira/ PMSM (Divulgação)
Para promover o turismo sustentável e destacar a produção rural de qualidade, a prefeitura de Santa Maria lançou, nesta segunda-feira (9), a 22ª edição do Pátio Rural. O evento ocorreu no LabCriativo do Mercado da Vila Belga.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Consolidada como o maior evento voltado à visibilidade da agroindústria e do setor primário local, a iniciativa é uma grande feira que contará com mais de 50 expositores que apresentarão o potencial da gastronomia, do artesanato rural e da agricultura familiar. O evento ocorrerá de 4 a 6 de julho, na Praça João Pedro Menna Barreto, popularmente conhecida como Praça dos Bombeiros.
O evento
O Pátio Rural é uma iniciativa da prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Turismo, que visa apresentar a produção rural dos distritos de Santa Maria para a comunidade. O objetivo é aproximar os distritos da cidade.
– O Pátio Rural se reinventa de uma forma diferente, trazendo o rural para o cenário urbano. Dessa maneira, valorizamos as características e as peculiaridades que têm cada um dos nossos nove distritos. Hoje, aqui, tivemos uma mostra dos produtos que estarão disponíveis nos dias do evento e o que o cidadão urbano poderá encontrar – destacou o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), reforçando o convite para o evento.
O secretário de Turismo, Ewerton Falk, ressaltou a importância da multidisciplinaridade das secretarias que estão envolvidas na preparação da festividade.
– O Pátio Rural é uma oportunidade para fortalecer o turismo rural, mostrando a qualidade dos produtos locais e promovendo a interação entre os moradores e os visitantes. Por ser um evento já consolidado, trazemos a inovação e o aperfeiçoamento no que já existe. Além disso, por ter 97% da população concentrada na área urbana do município, realizar o Pátio Rural na cidade é uma maneira de se apropriar dos espaços públicos, como a praça, e proporcionar uma grande feira de negócios – afirmou Falk.
Influências migratórias
O evento também celebra a influência da comunidade europeia na região, marcando os 150 anos da imigração italiana e a resiliência dos distritos diante das adversidades enfrentadas em decorrência das tragédias climáticas.
– Essa celebração é uma forma de reconhecer a força da comunidade e promover um sentimento de união e superação. O Pátio Rural é um evento multifacetado que não só promove a produção local, mas também valoriza a cultura e as tradições da comunidade, criando um espaço de interação e celebração para todos – comentou o secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte.
O que encontrar no evento
- Rapaduras
- Cocadas
- Salgadinhos artesanais
- Cucas e bolos
- Biscoitos
- Bolachas
- Queijos
- Salame
- Massas frescas
- Pães
- Hortaliças
- Suculentas
- Ovos coloniais
- Risoto
- Arroz de leite
- Peixe frito
- Bisteca suína na chapa
- Matambre
- Cordeiro e mandioca
- Artesanato em madeira
- Facas e instrumentos rurais
- Panelas e grelhas artesanais
- Artesanato de lã de ovelha
- Cuias e pertences gaúchos
- Artesanato em tricô
- Erva-Mate Ximango
- Vinhos, espumantes e sucos
- Produtos variados
Leia mais:
- Reunião nesta terça irá analisar possível reajuste na tarifa técnica do transporte coletivo em Santa Maria
- Superliga Rede Sul Energia Solar de Futsal Pro 2025 teve oito jogos no domingo
- Nova presidente da CDL Santa Maria quer reconquistar espaço no setor com novas estratégias