Com entrega prevista para agosto deste ano, Parque da Medianeira recebe obras de revitalização

Fotos: Beto Albert

Em breve, a Basílica de Nossa Senhora Medianeira receberá a companhia de um parque revitalizado. As obras, ainda em andamento, incluem pista de caminhada, espaço kids e uma nova livraria. A previsão de entrega é 15 agosto, data em que, no ano passado, Medianeira foi coroada Rainha do Povo Gaúcho e que, a partir deste ano, será feriado em Santa Maria.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 


Quem  passa pela Avenida Medianeira, pode observar as mudanças no espaço como a presença de brinquedos infláveis para as crianças, colocação de pedras na pista de caminhada e revitalização do Jardim de Caná. Mesmo com o parque ganhando forma, o barulho das máquinas indica que as obras ainda estão em andamento.

Outra novidade é a construção de uma livraria, à esquerda da Basílica. Além de livros, o local deve receber imagens sacras, objetos religiosos, entre outros itens, sendo mais um espaço de acolhimento à comunidade. A renovação do parque, que iniciou ainda no ano passado, não contempla apenas melhorias estruturais, mas também a criação de novos espaços. Entre as principais intervenções estão:

  • Jardim de Caná, que buscará ser um ambiente de contemplação e espiritualidade
  • Espaço Medianeira Kids com brinquedos educativos 
  • Nova pista de caminhada
  • 20 lixeiras seletivas para incentivar o descarte responsável de resíduos
  • Arborização e paisagismo, com mais de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas no parque
  • Nova livraria católica que vai ofertar uma vasta bibliografia religiosa, artigos litúrgicos e um ambiente de acolhimento para romeiros e visitantes
  • Chimarródromo
O Jardim de Caná foi um dos espaços restaurados

Conforme o arcebispo Dom Leomar Brustolin, a revitalização significa o desejo de aproximar a Brasília da comunidade santa-mariense. Para além disso, ser acolhida aos romeiros que chegam na cidade:

Queremos ser instância de acolhimento e espiritualidade. Nós traduzimos isso em hospitalidade, ou seja, receber as pessoas. Nós queremos revitalizar e, com isso, Santa Maria desenvolve, cresce e expande sua capacidade de acolher. Muita gente virá. É preciso, desde já, preparar esses espaços. 


Investimento a longo prazo 

Dom Leomar afirma que a revitalização do Parque da Medianeira é um projeto a longo prazo e que deve ter continuidade nos próximos anos, a depender dos recursos disponíveis. O investimento parte da Arquidiocese e também da Prefeitura, que liberou a verba de RS 1,5 milhões destinados à ampliação de espaços de esporte e lazer na cidade.

– O projeto está pronto. Aos poucos vamos fazendo sem criar dívidas e nem pedir muito dinheiro para a população. Recebemos ajudas, benfeitorias, parcerias que vão ajudando, mas não estamos fazendo campanha de arrecadação. Nosso objetivo é que além de ser esse espaço muito bonito, seja muito acolhedor. Que as pessoas passem a conviver mais aqui – ressalta Dom Leomar. 

Dom Leomar celebra a revitalização do Parque da Medianeira


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Thais Immig

POR

Thais Immig

thais.immig@diariosm.com.br

Espaço do Rodeio Internacional do Conesul é lançado no Shopping Praça Nova Anterior

Espaço do Rodeio Internacional do Conesul é lançado no Shopping Praça Nova

Consumo de água de poços artesianos: pode ou não pode? Entenda o que diz a lei Próximo

Consumo de água de poços artesianos: pode ou não pode? Entenda o que diz a lei

Geral