Claudemir Pereira: confira a lista com 32 possíveis candidatos a deputado por Santa Maria

Claudemir Pereira

Há 45 dias, em 21 de maio, a coluna apresentava os 29 pré-candidatos a deputado por Santa Maria. A maioria confirmados, outros como possibilidades ou no mínimo citados por seus partidos. Agora é hora de atualizar a informação, quando faltam menos de três semanas para iniciarem as convenções que oficializarão os que, enfim, vão concorrer.

E o que mudou, de lá para cá. Não muito, mas coisas importantes aconteceram. Uma, a desistência da presidente do Cidadania, Carla Kowalski. O partido indica outros dois nomes, mas eles dependerão de acordo com o PSDB, com o qual firmou uma federação e pela qual ambos serão, ou não, candidatos.

Outra? A definição, após muita conversa, que o PP terá como nome preferencial a deputado estadual o ex-candidato aprefeito (justamente pelo Cidadania), Evandro de Barros Behr, filiado recente à agremiação. Outra mudança tem a ver com as federações, então ainda não formalizadas. Agora, a Brasil da Esperança (FE Brasil) terá, juntos, os nomes petistas e comunistas do B santa-marienses. O mesmo que acontecerá com as formadas por PSDB e Cidadania e PSol e Rede.

Enquanto isso, há o que não tenha mudado. Exemplo? A postura do MDB, que abre espaço para forasteiros e não apresenta nome para deputado federal. É uma desistência que vítima possíveis novos líderes, impedidos de nascer. Mas, enfim

Agora, a lista, por ordem alfabética de partido/federação:

Avante – Romário Krug (Estadual) e Gerri Machado (Federal)Cidadania/PSDB – Admar Pozzobom, João Vitor Machado e Daniel de Avila da Silva (Estadual)FE Brasil (PT/PC do B) – Valdeci Oliveira e Werner Rempel (Estadual), Paulo Pimenta e Maria Rita Py (Federal)MDB –Roberto Fantinel (Estadual)Novo – Giuseppe Riesgo (Estadual)PDT – Marcelo Bisogno (Estadual), Paulo Burmann (Federal) PL – Patric Luderitz (Estadual), Ewerton Falk (Federal) Podemos – Tony Oliveira (Estadual), Ana Neri Knupp (Federal) PP – Evandro de Barros Behr e Milton Caetano (Estadual), Zaloar Soares (Federal)PSB – Paulo Ricardo Pedroso e Rogério Ferraz (Estadual), Fabiano Pereira (Federal)PSC – Jader Maretoli (Estadual) PSD – Marion Mortari (Estadual) e Dieisson Calvano (Federal) PSOL/Rede – Alice Carvalho (Estadual), Vinicius Brasil (Federal)PTB – Moacir Alves (Estadual)Republicanos – Luciano Sampaio e Maria Helena Rodrigues (Estadual) União Brasil – Cida Brizola (Estadual).

Dentre os nomes acima há os confirmados (e candidatos à reeleição são os exemplos óbvios), os pretendentes reaise ainda os especulados. Desses últimos, alguns acabarão não sendo oficializados e serão substituídos (ou não) por outros concorrentes.

De todo modo, é possível resumir que a cidade apresenta, até agora, quatro pretendentes a mais ao Parlamento em relação ao último pleito. São 32 nomes, dos quais 10 a federal (mesmo de quatro anos atrás) e 22 a estadual (18 em 2018).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Índices de violência sexual dos primeiros meses de 2022 no Estado e em Santa Maria preocupam Anterior

Índices de violência sexual dos primeiros meses de 2022 no Estado e em Santa Maria preocupam

Com baixa adesão, Caravana da Campanha do Agasalho 2022 percorre ruas de Santa Maria para arrecadar doações Próximo

Com baixa adesão, Caravana da Campanha do Agasalho 2022 percorre ruas de Santa Maria para arrecadar doações

Geral