Catedral de Santa Maria recebe nova iluminação e posse do pároco Junior Lago

Fotos: Beto Albert

Novos pontos de luz, dentro e fora da Catedral Metropolitana de Santa Maria, iluminaram ainda mais a fé materializada na construção de 1909 – um dos patrimônios históricos da cidade. A inauguração da iluminação ocorreu na noite deste domingo (2), durante uma celebração que também marcou a posse do padre Junior Lago, 29 anos, como pároco.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 

Missa com posse do novo pároco 

A partir das 18 horas, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Avenida Rio Branco foi palco da Missa da Candelária. A cerimônia, presidida pelo arcebispo Dom Leomar Brustolin, foi acompanhada por centenas de pessoas, que lotaram o espaço. A benção das velas, seguradas uma a uma e que iluminavam a entrada das autoridades eclesiásticas, deu início ao rito. Na sequência, o padre Junior Lago foi empossado como pároco. A entrega simbólica das chaves da Catedral oficializou o ato.

–  Foi uma alegria muito grande, foi um prazer iniciar com a aprovação tão grande do povo, com a oração e a participação. Fiquei muito feliz mesmo, com toda essa alegria e acolhida na Catedral. O meu muito obrigada – falou Junior, após a posse.

Junior recebeu as chaves da Catedral das mãos de Dom Leomar

O pároco espera que, daqui para frente, o trabalho tenha foco, também, na acolhida das crianças e dos jovens na construção central da cidade:

– Eu espero que aqui, a Catedral, seja um ponto de referência para a juventude. Para aqueles que moram em locais como Camobi e na Tancredo Neves possam vir para cá pedir informações sobre como funciona. Queremos ser um ponto de referência, para todo mundo que passa por aqui. Em torno de 300 pessoas passam por dia na Catedral e isso é uma alegria muito grande


Interior da Catedral 

Quem esteve na missa também pode perceber a nova iluminação no interior da igreja, que recebeu cem lâmpadas. A mudança deu ainda mais brilho e destaque aos murais do italiano Aldo Locatelli que levam a fé e a história do Cristianismo para dentro do espaço. O colorido da arte, enaltece imagens como a Virgem Maria e a Via Sacra.

Inaugurada em 1909 e com sino missioneiro de 1684, instalado em 1911, a Catedral Metropolitana de Santa Maria é um dos patrimônios históricos da cidade. A restauração foi um pedido de Dom Leomar, que na noite de domingo, destacou o espaço como um importante cartão postal da cidade. Para o arcebispo, a renovação da estrutura e da liderança, simboliza a tentativa de trazer, cada vez mais, jovens e crianças a Catedral.

– A iluminação externa da catedral é proporcionar a iluminação interna. Nós queremos que o Centro de Santa Maria seja iluminado e aquecido pela fé. Passa muitas pessoas por dia aqui e agora, então, nós temos todo um projeto de renovação da pastoral, renovação espiritual e cultural. Por isso, quem passar aqui sempre vai ver a igreja bem iluminada – afirmou Dom Leomar.


Nova iluminação externa 

Passava das 20h quando, em um piscar de olhos, a Catedral ganhou o brilho da nova iluminação. Foram 50 lâmpadas instaladas na parte externa, destacando os traços que marcam a arquitetura do templo. Para a empreendedora Marta Franciosi, 63 anos, a restauração valoriza ainda mais a fé de quem frequenta o espaço:

– Chama atenção, também, de quem é de fora. Achei maravilhoso, a cidade merecia isso.

A pedagoga Adriana Farias, 50 anos, acompanhava atenta cada movimento em frente à Catedral. Ao lado do marido Paulo Eduardo e dos filhos Alice e Guilherme, ela registrava com o celular a nova fachada do local.

– Eu achei maravilhoso. Para nós, católicos, é um ponto de referência aqui em Santa Maria e passar por aqui, como Dom Leomar falou, é um símbolo muito grande. Então, estar aqui hoje é um momento muito feliz de resgate dessa região. E também é um momento da juventude e parar que pensar que tem um lugar aqui em Santa Maria que me acolhe – disse Adriana.

A família acompanhou de perto a nova iluminação da Catedral


Quem é Junior Lago, novo pároco da Catedral

Nascido aos 18 de agosto de 1995, Junior Lago cresceu na comunidade do Bugre, no interior de Nova Palma, próximo à capela de Santa Maria Goretti. Foi lá que viveu os primeiros passos da Vida Cristã. Em 2010, depois de participar de algumas etapas das Escolas Vocacionais, ingressou no Seminário Menor São José, em Santa Maria. Três anos depois, em 2013, iniciou a formação ao presbiterado no Seminário Maior São João Maria Vianney onde fez os estudos de Filosofia e Teologia. Ele conta que, desde pequeno, entendeu a vocação ao sacerdócio:

– Desde criança, teve chamado de Deus ao sacerdócio. Por isso, até mesmo brincava de rezar a missa, rezava com a minha vó e com a minha família – afirmou Junior, em vídeo publicado pela arquidiocese.

Após os anos de seminário, foi ordenado padre em 17 de dezembro de 2021. Já são três anos como padre da arquidiocese de Santa Maria. Nesse período, foi administrador paroquial da paróquia Santa Catarina e nomeado Chanceler da Cúria Metropolitana de Santa Maria, em 30 de maio de 2024.

Junior foi ordenado em dezembro de 2021Foto: Ilson Facco (Divulgação)

Junior também é um importante líder da juventude da Basílica de Nossa Senhora da Medianeira – sendo ele, responsável por rezar a “Missa dos Jovens” durante a programação da 81ª Romaria. Em 2025, foi chamada pelo arcebispo Dom Leomar Antônio Brustolin para assumir como pároco na Catedral Metropolitana de Santa Maria. 



Padre Júnior Lago

  • Pároco da Paróquia Catedral Metropolitana Nossa Senhora Imaculada Conceição
  • Nascimento: 18/08/1995
  • Ordenação: 17/12/2021
  • É Chanceler da Cúria Metropolitana
  • Também ocupa a posição de assessor da Juventude


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Balneário das Tunas é palco de celebração para Nossa Senhora dos Navegantes e outras 5 notícias Anterior

Balneário das Tunas é palco de celebração para Nossa Senhora dos Navegantes e outras 5 notícias

Fim de semana é marcado por calor e sol em Santa Maria; máximas devem chegar aos 40°C na terça Próximo

Fim de semana é marcado por calor e sol em Santa Maria; máximas devem chegar aos 40°C na terça

Geral