Calorão em Santa Maria: semana será de tempo seco, baixa umidade do ar e máximas próximas aos 40ºC

Redação do Diário

Calorão em Santa Maria: semana será de tempo seco, baixa umidade do ar e máximas próximas aos 40ºC
A partir desta sexta-feira (6), o calor será intenso em todas as regiões do Rio Grande do Sul, onde os termômetros devem ficar próximos aos 40ºC. A temperatura sobe progressivamente até o final da próxima semana e, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Sema), o calorão deve se intensificar ainda mais entre terça (10) e quinta-feira (12). Sem a previsão de chuva nos próximos dias, a sensação de calor será ainda maior e os níveis de umidade relativa do ar devem atingir níveis baixos e preocupantes, variando entre 20% e 12%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

De acordo com a BaroClima Meteorologia, na próxima quarta (11), o deslocamento da umidade para o Estado favorecerá aumento da nebulosidade, condição que colabora para a ocorrência das famosas “chuvas de verão” em algumas cidades do Sul, incluindo Santa Maria. Já na quinta (12) e sexta-feira (13) a chuva pode vir acompanhada de trovoadas e com intensidade moderada de forma isolada.

Confira as mínimas e máximas dos próximos dias para a Região Central:

Sábado: mínima de 19°C – máxima de 33°C

Domingo: mínima de 19°C – máxima de 34°C

Segunda-feira: mínima de 20°C – máxima de 35°C

Terça-feira: mínima de 21°C – máxima de 36°C

Quarta-feira: mínima de 22°C – máxima de 37°C

Quinta-feira: mínima de 23°C – máxima de 31°C

Sexta-feira: mínima de 23°C – máxima de 31°C

Riscos da baixa umidade

Quando o nível de umidade no ar cai, além de risco de incêndios florestais, os prejuízos à saúde são evidentes:

Dor de cabeça;

Rinites alérgicas;

Sangramento nasal;

Garganta seca e irritada;

Sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados;

Ressecamento da pele;

Cansaço.

Cuidados

Alguns cuidados podem minimizar os efeitos e os riscos à saúde que o tempo seco provoca, veja o que pode ser adotado:

Hidrate-se constantemente;

Aposte em uma alimentação saudável;

Procurar abrigo de sombras;

Usar protetor solar para evitar doenças de pele;

Evitar atividades físicas exageradas e sem proteção;

Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Como os santa-marienses driblaram o calorão no primeiro dia do ano

Rinite, gripe, resfriado ou covid? Saiba como identificar e controlar as doenças respiratórias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

‘O Brasil esta dividido, ele precisa ter muito mais dedicação para mostrar que é possível governar para todos’, afirma Valdeci Oliveira sobre vitória de Lula Anterior

‘O Brasil esta dividido, ele precisa ter muito mais dedicação para mostrar que é possível governar para todos’, afirma Valdeci Oliveira sobre vitória de Lula

Número de crianças matriculadas em creches e na pré-escola diminui em Santa Maria Próximo

Número de crianças matriculadas em creches e na pré-escola diminui em Santa Maria

Geral