Calor e falta de iluminação: Brique da Vila Belga realiza a última edição do ano em horário reduzido

Mirella Joels

Calor e falta de iluminação: Brique da Vila Belga realiza a última edição do ano em horário reduzido

Leandro

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Desde março de 2015, o Brique da Vila Belga ocupa as ruas mais coloridas da cidade com centenas de expositores de diferentes áreas da economia criativa. As edições ocorrem tradicionalmente nos primeiros e terceiros domingos de cada mês e, apesar da periodicidade já consolidada, os horários da programação têm sido repensados para escapar do calor de Santa Maria.

De acordo com Carlos Alberto da Cunha Flores, 70 anos, diretor geral do Brique da Vila Belga e da Associação do Brique, o Brique já testou outros horários de execução conforme o clima da época. No início, realizaram alguns eventos matinais e não tiveram público o suficiente, depois, também fizeram edições noturnas, das 17h às 21h, mas não puderem dar continuidade por não conseguirem iluminar todo o Brique. Além da pouca iluminação no local, a Vila Belga já sofreu com furtos, como em 2019, quando levaram um poste de iluminação pública da Rua Dr. Wauthier. 

Nas edições anteriores, o Brique estava ocorrendo das 15h30 às 19h30min. Na última edição do ano, prevista para ocorrer no dia 18 de dezembro, a ideia é fazer um horário reduzido, das 17h às 19h30min, horário em que o sol já não está tão alto no céu e a temperatura começa a cair. 

– Estamos mantendo o Brique em função do Natal porque ainda há possibilidade de vendas. No último domingo, alguns expositores marcaram só de fazer entregas lá porque não estavam aguentando o calor, até porque algumas pessoas têm problemas de saúde, como pressão baixa. Estou com uma boa expectativa de que para o próximo ano, a gente resolva essas questões – relata.

A expositora do Brique e cantora, Paola Matos, esteve presente na edição mais recente (11), e foi uma das empreendedoras que se sentiu mal com o calor no início da tarde. Ela percebe que, apesar da importância do evento para a economia criativa da cidade, o tradicional brique de domingo ainda precisa de apoio, principalmente no que diz respeito às soluções de iluminação, que podem ajudar o evento a ocorrer em horários alternativos e menos quentes: 

–  Mesmo que já exista uma licitação para a iluminação da Vila Belga, que ainda não foi finalizada, afinal, a burocracia a gente sabe que demora… Como isso ainda não aconteceu, poderiam ser pensadas outras alternativas, por exemplo, uma iluminação provisória para os briques de dezembro poderem ir até mais tarde – comenta. 

Mudanças

O diretor geral do Brique, Carlos Alberto da Cunha Flores, afirma que esteve na prefeitura municipal de Santa Maria em setembro deste ano e que conheceu o projeto de mudanças para a Vila Belga:– Estive no Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan) e eles me mostraram um projeto muito bonito. Vai dar para fazer o Brique mais à tardinha, principalmente no período de verão.

Como o Brique não ocorre nos meses de janeiro e fevereiro, devido ao calor e a diminuição dos habitantes da cidade, a organização está na expectativa de retornar às atividades do Brique em março com novidades. Inclusive, ele já adianta que tem planos de começar um evento totalmente noturno na Vila Belga, assim que as questões de iluminação forem resolvidas.

O Diário entrou em contato com a prefeitura municipal de Santa Maria para saber detalhes do projeto e não obteve resposta até o momento da publicação da matéria.

Agende-se

O quê? – Último Brique da Vila Belga do ano

Quando – 18 de dezembro, das 17h às 19h30

Onde – Vila Belga

Quanto – De graça

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

França não joga tão bem, mas vai à final depois de bater Marrocos por 2 a 0 Anterior

França não joga tão bem, mas vai à final depois de bater Marrocos por 2 a 0

Se reajuste dos pedágios na RSC-287 for aprovado, será aplicado em setembro de 2023 Próximo

Se reajuste dos pedágios na RSC-287 for aprovado, será aplicado em setembro de 2023

Geral