Uma boa notícia para animaizinhos de Santa Maria e região que necessitam de cuidados rigorosos foi anunciada nesta sexta-feira: uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O local que, até então, contava com 26 leitos para cães, 15 para gatos e apenas um setor de emergência, agora conta com espaço para o tratamento dos casos mais críticos. São mais cinco leitos (box), além de uma cama especial que devem receber animais em recuperação anestésica, oxigenoterapia, traumatismos e lesões neurológicas.
Cachorrinha encontrada dentro de saco plástico passa por cirurgia nas patas
– Adquirimos incubadora, monitores que controlam pressão, oxigenação, movimentos cardíacos e respiratórios. Com todo esse monitoramento 24h e uma equipe só para isso, o animais terão ainda mais respaldo– comemora Daniel Müller, diretor do HVU.
Segundo Müller, os equipamentos para UTI foram comprados com recursos próprios. O hospital também está em tratativas coma Pro-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFSM para a contratação de, pelo menos, mais um profissional.
VÍDEO: Conheça Feijão e Amendoim, os famosos cães comunitários do Parque Itaimbé
O funcionamento do HVU é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h30min. Fichas devem ser retiradas até as 18h. A previsão é que a UTI comece a funcionar na próxima semana.