Veja as principais notícias para começar a quarta-feira bem-informado:
Bloqueio da Rua Sete de Setembro completa quatro anos
Na primeira semana de 2019, um bloqueio temporário foi feito antes das barreira de concreto.Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)
Umas das principais ligações da Zona Norte com o centro de Santa Maria está fechada desde 2019, por determinação judicial. Faz quatro anos que há uma barreira de concreto no cruzamento da linha férrea, na Rua Sete de Setembro. A importante via do Bairro Perpétuo Socorro era rota para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e Hospital Casa de Saúde. A rua deixou de ser trajeto do transporte coletivo, e somente pedestres transitam desde então. Anos se passaram até que houvesse a resolução para o bloqueio, e os períodos de negociação foram acompanhados de manifestações constantes de moradores e empresários para a abertura da via. Leia aqui a matéria completa.
Árbitro revelado em Santa Maria já comandou quatro jogos do Gauchão 2023
Rafael Rodrigo Klein, 32 anos, formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e que começou a carreira como árbitro em Santa Maria, já atuou em quatro jogos do Campeonato Gaúcho nesta temporada. Com o distintivo de árbitro CBF desde 2021, Klein apitou quatro partidas pelo Estadual neste ano: Aimoré e Esportivo (2ª rodada), Brasil de Pelotas e Caxias (4ª rodada), Grêmio e Aimoré (5ª rodada) e São Luiz e Grêmio (8ª rodada).
Shoppings da cidade promovem eventos de Carnaval para crianças e até para os pets
Foto: Nathália Schneider
A terça-feira de Carnaval foi bastante animada, pelo menos para as crianças. Além dos tradicionais bailes infantis promovidos pelos clubes, o Royal Plaza Shopping também ofereceu um espaço para os pequenos foliões. O evento “Pulinho” proporcionou às crianças a oportunidade de confeccionarem seus próprios abadás e depois participarem de um bailinho com muita música, suco e diversão em um espaço na Praça de Alimentação, no terceiro andar do Shopping. Em outro shopping da cidade, o Praça Nova, um grupo muito especial também se divertiu bastante: os bichinhos de estimação. Muitos donos levaram seus pets para participarem da 2ª edição do CarnaPet. Acesse a matéria completa.
Professores da UFSM participam de observatório que irá mapear o Sistema Solar com a maior câmera digital do mundo
A imagem tem, ao fundo, várias galáxias – duas delas com maior destaque.
Foto: Nasa, agência espacial norte-americana.
Professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) farão parte de um projeto que observará o céu por 10 anos. A maior câmera digital do mundo vai fotografar o espaço todas as noites. Graças a nova tecnologia da câmera, os profissionais da astrologia poderão desvendar, por meio de uma resolução muito maior, o que acontece no espaço.O projeto “Levantamento Legacy: no Espaço e no Tempo”, tradução livre de Legacy Survey of Space and Time (LSST), pretende fazer um inventário do sistema solar, identificando, inclusive, asteroides que podem colidir com a Terra. Também, mapear as transformações no espaço sideral.
PRF flagra mais de 50 condutores embriagados durante Carnaval de Jaguari
Na noite de segunda-feira (20), última noite do Carnaval de Rua de Jaguari, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) manteve a fiscalização na BR-287, direcionada principalmente no acesso ao município. Durante os dias da operação, iniciada na sexta-feira (17), 33 policiais se revezaram nas atividades, na qual mais de 700 condutores foram submetidos ao teste de etilômetro, sendo que 58 foram autuados por terem se recusado a realizar o teste ou por terem apresentado resultado positivo para a ingestão de álcool. Não houve o registro de acidente com lesões durante a operação.
Mais de 200 pessoas constam como desaparecidas na Região Central
Após o corpo de um homem que não foi identificado ser encontrado carbonizado às margens da BR-287, em 31 de janeiro, em Santa Maria, a reportagem buscou informações sobre a quantidade de pessoas que constam como desaparecidas na região. No site da Polícia Civil, constavam 115 desaparecidos em Santa Maria o outros 98 em municípios do centro do Estado até 6 de janeiro deste ano totalizando 213 casos de pessoas que saíram de casa e nunca mais retornaram. Um balanço da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) aponta 25 desaparecidos entre 2022 e 2023 na cidade. Cerca de 90% das pessoas registradas já foram encontradas, mas as ocorrências de localizações não foram feitas pelos familiares, o que torna os dados incompletos no site de desaparecidos da Polícia Civil.