O 22 de setembro de 2020 foi marcado pelo lançamento do Bei, um site de notícias da área da segurança pública e serviços que compreende as 39 cidades da região de cobertura do Diário. O site também é focado em mostrar as reivindicações e ações das comunidades de Santa Maria.
De lá para cá, foram dois anos de muitas notícias, algumas delas com exclusividade, como o caso que ficou conhecido como o Rei do Gado, em que um atravessador de Formigueiro foi investigado por ter aplicado um golpe de mais de R$ 50 milhões na compra de animais de pelo menos cem pecuaristas do Estado. O fato é considerado um dos maiores golpes contra a pecuária gaúcha.
Outras notícias de grande destaque nesses dois anos foram os feminicídios e, mais recentemente, o caso da morte do jovem Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, que desapareceu depois de ter sido abordado pela Brigada Militar em São Gabriel, em agosto. O corpo da vítima foi encontrado uma semana depois do registro do desaparecimento pela família dentro de um açude do município. Três policiais militares foram indiciados por envolvimento no assassinato de Gabriel.
O Bei também inovou com os vídeos ao vivo direto dos locais de acidentes e dos locais de assassinatos de dia, a noite ou de madrugada, sempre levando informações para os leitores e internautas. Diante do trabalho integrado da equipe do site com a redação do Grupo Diário, o portal soma, nesses dois anos, mais de 83 mil seguidores no Facebook. A atuação é elogiada inclusive pelos profissionais da área da segurança pública, que tem no Bei um veículo de comunicação que também colabora com a divulgação de ações policiais.
– A Polícia Civil de Santa Maria se vale muito do Portal Bei para a difusão de suas notícias, de suas operações e das ações que realiza. Posso garantir à comunidade gaúcha que o portal age com transparência, imparcialidade e com muito seriedade. Isso é muito importante. Hoje, em mundo de falsas notícias, de fake news, precisamos de veículos de comunicação sérios e imparciais, que têm o compromisso com a verdade e com a difusão de notícias sérias – ressalta o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz.
Para o delegado Gabriel Zanella, titular da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), um dos principais diferenciais do site é estar presente nos fatos de forma imediata.
– O Bei se diferencia positivamente por cobrir de forma imediata os fatos mais relevantes que acontecem em Santa Maria e região e tem uma conduta, por meio dos profissionais que integram a equipe, extremamente ética, com credibilidade, e por isso merece o nosso justo reconhecimento – diz.
Comunidade
O site também mostra os problemas das comunidades com o Bei nos Bairros que, em vários casos, conseguiu fazer com que os órgãos responsáveis atendessem às reivindicações solucionando os problemas reclamados. Neste espaço as pessoas fazem as suas reclamações pedindo pela solução de problemas ou divulgam as ações da comunidade, como festas do bairro, da igreja local, rifas, risotos e demais ações. O Bei nos Bairros também vai ao ar de segunda a sexta-feira das 9h30min às 10h na Rádio CDN.
Diariamente, a equipe de reportagem também ocupa o horário das 22h30min às 23h30min da Rádio CDN para o Plantão Bei, programa que faz um resumo das notícias de segurança e serviços do dia em Santa Maria e região. Aos sábados, o Plantão Bei da CDN vai ao ar das 13h às 14h e, aos domingos, às 10h30min e às 18h.
A reportagem do portal Bei é formada pelos jornalistas Maurício Barbosa, que está desde o início do site, Rafael Menezes, Gilberto Ferreira, Lenon de Paula e Vitória Parise. A coordenação é de Marcos Fonseca.