
Foto: Divulgação
A conhecida trilogia santa-mariense Marvin Grinn ganha um capitulo especial na próxima terça-feira (27), quando o autor Armando Ribas irá realizar o lançamento dos livros na Livraria Travessa, no Rio de Janeiro. O clássico ponto de Ipanema já foi palco de diversos e importantes lançamentos e, agora, leva ao Brasil as aventuras e a jornada de Marvin.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– A Livraria Travessa, especialmente nessa sede em Ipanema, é um ponto muito tradicional, talvez o mais antigo. É uma das mais representativas do Brasil. Só o fato de a gente ter esse espaço aberto por eles já é digno de nota – destaca Ribas.
Com inicio às 19h, o lançamento deve contar com mais de 200 pessoas, entre amigos, leitores e apaixonados pela saga. Além disso, a expectativa é que o autor leve a série a outros locais do Brasil, como São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Curitiba, na 1ª Bienal Internacional do Livro do Paraná.
A história de Marvin Grinn
Armando lançou o primeiro livro de forma autônoma em 2019, sem pretensão de tornar a história algo comercial. Entretanto, a série infanto-juvenil se tornou um verdadeiro sucesso, e teve seus três livros entre os mais vendidos, segundo as renomadas avaliações da Veja e da Publish News. As aventuras de Marvin Grinn, que misturam magia e amizade, encantam não apenas crianças e adolescentes, mas também adultos, que se identificam com a jornada e o desenvolvimento dos personagens, conforme relata o próprio autor.

Terra, Água, Ar e...
O próximo livro da saga já está pronto e deve ser lançado ainda em 2025, no mês de outubro. Encerrando o ciclo dos quatro elementos básicos, "Marvin Grinn e o Sangue do Dragão" promete uma ambientação quente como o fogo, com muita ação e aventura.
Neste quarto livro, segundo o autor, será possível observar personagens com personalidades muito mais evoluídas, visto que, ao longo da saga, eles foram se desenvolvendo e aprendendo junto com o leitor. Marvin, inclusive, terá uma atuação ainda mais marcante, assumindo um grande protagonismo dentro da história.
Apesar de ser o fechamento de um ciclo, Armando destaca que as aventuras de Marvin Grinn não devem acabar por aqui. Pelo contrário, devem ganhar novos mundos e formatos.
Além disso, para ampliar e democratizar o acesso às histórias de Marvin, os livros Marvin Grinn e A Chave Mestra, e Marvin Grinn e O Segredo da Sereia devem ganhar uma versão em braile, que será distribuída para fundações e escolas.
Marvin Grinn nas telas?
A equipe vai aproveitar a ida ao Rio de Janeiro para participar do evento Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina, com profissionais de diferentes áreas culturais. O objetivo, conforme Ribas, é analisar outras possibilidades para expandir o universo da saga para o audiovisual.
Além dos livros
A Casa Marvin Grinn, localizada na região central de Santa Maria, e que atualmente recebe grupos de estudantes e apaixonados por literatura para conhecer mais do universo de Marvin, deve ser aberta ao público no segundo semestre deste ano. O autor dos livros comenta que, para que isso ocorra, são necessários o cumprimento de algumas normas de segurança no espaço, mas que em breve o espaço será liberado para visitação. Além do espaço temático, a Casa deverá contar com uma cafeteria.
Além do espaço temático, os leitores podem acessar o site da série para ter acesso a um outro universo de Marvin Grinn, com podcasts, audiobooks, jogos e acessórios exclusivos.