Aumenta para 19 o número de municípios que decretaram emergência na Região Central; confira a lista

Andreina Possan e Maria Júlia Corrêa

Aumenta para 19 o número de municípios que decretaram emergência na Região Central; confira a lista

Foto: Prefeitura de Unistalda (Redes Sociais)

Registro de Unistalda, que decretou situação de emergência por causa das chuvas

Com o passar das horas e a redução da intensidade da chuva, é o momento de os municípios saírem às ruas e contabilizarem os estragos e iniciarem um planejamento de recuperação. Como consequência dos temporais, o número de cidades da região que decretaram situação de emergência aumentou para 19 nesta sexta-feira (20). Na quinta-feira (19), o número chegava a 10. Além disso, outras duas cidades assinaram decretos de calamidade pública. 


Confira as cidades que entraram para a lista nesta sexta-feira:


São Martinho da Serra

Por meio das redes sociais, o município informou o decreto de emergência. Conforme dados da BaroClima Meteorologia, choveu 529 milímetros (mm) desde a noite de segunda-feira (16) até a tarde desta sexta. Segundo o prefeito Robson Trindade da Rosa (Democratas), pelo menos sete pessoas estão desalojadas e foram encaminhadas a um abrigo local. Há energia elétrica e água na cidade.


– No ano passado, decretamos calamidade pública por causa das enchentes. Neste ano, assinei o decreto de emergência. Os danos de agora se aproximam muito dos danos do ano passado, tivemos muito prejuízos – conta o prefeito.


Cacequi
Desde o início da semana, o município de Cacequi já registrou 400 milímetros de chuva. A força das águas causou diversos estragos na infraestrutura, além de famílias que precisaram ser retiradas de áreas que tiveram suas casas invadidas pelas chuvas. Os impactos, segundo a prefeita Ana Paula Del'olmo (MDB), são semelhantes aos estragos causados em 2024. A prefeitura já encaminhou o decreto de emergência para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul ainda na quinta-feira (19). 


Entre 15 a 20 famílias precisaram deixar suas casas, especialmente na Vila Álvaro Leitão. Conforme a prefeita, os pedidos de retirada começaram ainda no fim da tarde de quinta-feira:


– Ainda na quinta, tentamos convencer algumas famílias a saírem de suas casas na Vila Álvaro Leitão. Durante o dia, não quiseram sair, mas no fim da tarde, começo da noite, chamaram nossas equipes. Ficamos trabalhando até as 23h retirando imóveis e auxiliando essas pessoas. Além do Cras, que estamos levando os móveis, também temos uma escola disponível para quem precisasse.  


São Vicente do Sul 

Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito Fernando Pahim (PP) protocolou a situação de emergência junto à Defesa Civil Estadual, durante encontro do governador Eduardo Leite (MDB) com os prefeitos da região, em Santa Maria. 


No anúncio publicado nas redes sociais, o município informou que foram registrados alagamentos, interdições entre trechos e risco de desmoronamentos, além de inundações no interior, como no Passo do Umbu. 


Unistalda
Por meio das redes socias, o prefeito José Gilnei Manzoni (PP) anunciou que assinou o decreto de emergência e que o município não fez feriadão nesta sexta para contabilizar os estragos causados pela chuva. 


Tupanciretã
O prefeito Gustavo Terra (PP) entregou o decreto de situação de emergência pessoalmente a Eduardo Leite durante a visita do governador a Santa Maria nesta sexta. 


Ivorá
O documento foi assinado nesta sexta-feira pelo prefeito Josemar Zorzi Osmari (PP) e anunciado por meio das redes sociais. Conforme o anúncio, foram registrados inúmeros prejuízos no interior, além da destruição de pontes, deslizamentos e comunidades isoladas.


São Pedro do Sul

Pelas redes sociais, o município informou que decretou emergência na quarta-feira (18). Conforme a BaroClima Meteorologia, já choveu 410 mm desde segunda-feira. 


Rosário do Sul

Pelas redes sociais, o município anunciou o decreto de emergência, alegando danos tanto na área urbana quanto rural. 


Panorama regional

Até a publicação desta matéria, 98 municípios gaúchos haviam reportado danos por causa das chuvas. Na região, chega a 19 o número de municípios que decretaram situação de emergência. São eles: Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Jaguari, São João do Polêsine, Santa Maria, Nova Palma, Restinga Sêca, Cacequi, São Martinho da Serra, São Vicente do Sul, Tupanciretã, Unistalda, São Pedro do Sul, Ivorá, Rosário do Sul e São Pedro do Sul. 


Desse número total, os decretos de Dona Francisca, Agudo, Nova Palma e Cacequi já estavam homologados por parte da Defesa Civil Estadual. 


Jaguari decretou situação de calamidade pública na quarta-feira (18) e a situação consta no sistema do governo do Estadual. Já o município de Mata afirmou, por meio das redes sociais, que também decretou calamidade pública, mas esse decreto ainda não foi homologado. 



Leia mais:




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fim da instabilidade, céu entre nuvens e retorno do frio: veja a previsão do tempo para o final de semana Anterior

Fim da instabilidade, céu entre nuvens e retorno do frio: veja a previsão do tempo para o final de semana

Após junho mais chuvoso em 113 anos, Santa Maria contabiliza estragos e mais de mil pessoas atingidas Próximo

Após junho mais chuvoso em 113 anos, Santa Maria contabiliza estragos e mais de mil pessoas atingidas

Geral