Para debater

Atividades diferentes para mostrar que a Educação Infantil é mais que apenas brincar

Joyce Noronha

A rede municipal de ensino promove a 5ª Semana da Educação Infantil, na qual escolas de Santa Maria fazem programações diferentes das habituais para mostrar à comunidade no que consiste os ensinamentos dessa modalidade de educação. Na tarde de ontem, 15 alunos do pré-A, entre 4 e 5 anos, da Escola Aracy Trindade Cáurio participaram de uma aula de culinária em que aprenderam a fizer cupcakes. 

A professora do pré-A, Clarice Flah Nadalon, 53 anos, diz que essa atividade desenvolve vários campos de aprendizagem dos pequenos. O primeiro passo foi ir com todos os alunos ao mercado para ensinar como comprar os ingredientes.

Workshop gratuito para professores trabalha o cinema como ferramenta de ensino

– Mostramos para eles como fazer comparação de preços para não ultrapassarmos o nosso orçamento, a cuidar a validade dos produtos, as quantidades de cada embalagem. Na nossa receita, vão três ovos, e eles (alunos) queriam comprar apenas três. Lá, eles entenderam que seria preciso comprar na caixa, com seis ou 12 ovos, porque é assim que se vende – conta a professor, comentando que, no mercado, os alunos também aprenderam sobre nota fiscal e o troco.

MÃO NA MASSA

Já em sala de aula, as crianças receberam dicas de limpeza para cozinhar, o que incluiu em lavar bem as mãos e usar uma touquinha para prevenir que cabelos caiam na comida. As instruções seguintes foram sobre como seguir uma receita e fazer as medidas. 

A professora foi "auxiliada" pelos pequenos estudantes para colocar os ingredientes na tigela, usando operações básicas de matemática. A cada ovo que caía sobre a farinha, a professora perguntava quantos ovos eles precisavam para completar as três unidades indicadas da receita.

Jesma 2017 começa nesta terça-feira com partidas de futsal masculino

Depois, as crianças aprenderam sobre os cuidados necessários com a batedeira e o fogão, para pré-aquecer o forno, e a colocar a massa nas forminhas de cupcake. O tempo para assar também fez parte do aprendizado, pois Clarice quis saber como os pequenos iriam controlar os 40 minutos que a massa precisava ficar no forno.

– São pequenas atividades, mas que fazem uma grande diferença para eles. Eu acredito que a Semana da Educação Infantil traz visibilidade da comunidade para o que fazemos em sala de aula, porque tem muita gente que acredita que a pré-escola é só para brincar, e não é – avalia Clarice.

Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM

Claro que além de aprender, os pequenos se divertiram e aproveitam para "raspar a massa crua" que sobrou na tigela da batedeira com os dedinhos servindo de colher. Com olhos brilhando, e orgulhosos de si mesmos, diziam uns para os outros:

– Está muito bom. Vai ficar muito gostoso.

Os cupcakes produzidos pelos alunos do pré-A serão servidos nesta quarta-feira para os colegas da escola em um piquenique, que também faz parte da programação da Semana da Educação Infantil.

SEMANA É UMA HOMENAGEM À ZILDA ARNS

O Dia da Educação Infantil é celebrado no país em 25 de agosto, a data escolhida é a de nascimento da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. Segundo a superintendente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gisele Bauer Mahmud, a semana alusiva à data tem por objetivo levantar debates acerca da qualidade da educação voltada para a primeira infância. A 5ª edição da Semana da Educação começou na segunda-feira e vai até sexta.

Escolas municipais aguardam reparos de emergência

Gisele diz que as escolas municipais que atendem a Educação Infantil, bem como os colégios da rede privada, foram convidadas pela prefeitura a criarem programações próprias para difundir discussões e apresentar as ações pedagógicas desenvolvidas pelas instituições nesta modalidade de ensino. 

– Esta etapa da educação era vista como assistencialista, em que os pais deixavam a criança na creche para conseguirem trabalhar. Hoje em dia já não é mais assim. O processo já envolve o desenvolvimento cognitivo da criança por meio de um currículo escolar. A sociedade precisa se apropriar disso, precisa perceber que, para as crianças, não é só passar algumas horas em um espaço brincando.

A Semana também tem como objetivo valorizar e qualificar os profissionais da educação que se envolvem com esta etapa da Educação Básica.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em dois dias, campanha para memorial da Kiss já arrecadou quase R$ 15 mil 

Próximo

UFSM abre seleção para 2 vagas de professor substituto

Geral