
Foto: Nathália Schneider (Diário)
A partir desta segunda-feira (3), o Restaurante Popular voltou a oferecer o espaço interno para refeições, algo que não acontecia há cerca de três anos.
Em decorrência da pandemia que se iniciou em 2020, o serviço adotou o sistema pegue e leve de marmitas, sem que a população assistida pudesse realizar as refeições dentro do local. As marmitas começaram a serem distribuídas por causa das exigências impostas por causa do vírus da Covid-19.
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Após o fim da emergência de saúde pública, o restaurante continuou com a distribuição e pessoas em situação de vulnerabilidade social precisam almoçar na rua, mesmo com o frio e chuva dos últimos dias.
O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, em entrevista ao programa Bom dia, Cidade! falou sobre essa retomada. Ele afirma que, neste momento, o ideal é pedir a opinião dos usuários, pois a única forma de cuidar da população é ouvindo suas demandas.

– Cerca de 80% do público presente aqui prefere o sistema pegue e leve, forma que iniciou em decorrência da pandemia. Porém, antes disso, éramos 100% presencial.
Portanto, os primeiros 30 dias serão de testes, para entender o comportamento do público e suas preferências. Neste momento, o serviço será oferecido de duas formas: pegue e leve, para quem deseja somente buscar a refeição e comer em outro lugar; e também com a possibilidade de pegar a comida e se alimentar dentro do local.

João Chaves afirma que o foco principal é conscientizar os usuários da importância de desfrutar ao máximo da estrutura do Restaurante Popular:
– O restaurante não serve somente para buscar e levar a refeição. Ele também serve como um espaço de socialização, no qual você pode conversar com outras pessoas e trocar experiências. As pessoas precisam entender a importância disso.
Elvira Carvalho da Silva, de 82 anos, aprova essa retomada. Aposentada, ela afirma que já buscava o almoço na modalidade pegue e leve, mas que prefere realizar as refeições no local.
– A comida é ótima! Antes da pandemia, eu já almoçava aqui e aderi ao sistema porque essa era a realidade. Mas com eu moro perto, vou voltar a almoçar aqui, eu prefiro assim.
Atualmente, o restaurante tem estrutura para receber 300 usuários de forma simultânea. Servindo 575 refeições diárias, de segunda a sexta-feira, são cerca de 12 mil almoços entregues mensalmente. Além disso, 15 refeições são distribuídas para moradores em situação de rua, números que reforçam a importância desse local e desse serviço para a população que mais precisa.

Quem confirma essa importância é Elomar Ferreira, de 70 anos. Aposentado, ele elogia o local e a comida servida:
– Eu gosto daqui, a comida é boa e bastante. Não tenho do que reclamar.
O prefeito Jorge Pozzobom falou que o objetivo neste momento é ouvir quem consome o serviço do Restaurante Popular. Assim, a prefeitura entenderá a reação do público e suas preferências, mas adianta que a grande maioria simpatiza com o sistema adotado na pandemia.
Se o comportamento seguir assim, a saída será adotar o sistema híbrido de forma fixa. Porém, essa nova forma de atendimento pede por uma equipe maior para dar conta da demanda.
– Percebi que a cultura do pegue e leve se enraizou entre os consumidores do serviço. Então, neste primeiro momento, quem quiser pegar e levar pode fazer isso, mas também será possível almoçar no local, para quem optar. Assim, os dois públicos saem satisfeitos.
Outro ponto reforçado pelo prefeito foi sobre a estrutura que o local oferece, principalmente em dias frios e chuvosos, sendo mais um motivo para manter o restaurante de portas abertas para receber a população.
Informações importantes:
- O quê: o Restaurante Popular oferece almoços de duas formas: pegue e leve, além de refeições no local
- Quando: de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 13h30min
- Valor: R$ 3 a refeição
- Onde: o Restaurante Popular fica na Rua Dr. Pantaleão, nº 356, ao lado do Centro Administrativo Municipal (CAM), no Centro