Morreu, por volta das 20h30min desta quinta-feira, no Hospital de Caridade, em Santa Maria, devido a uma infecção generalizada, o médico e empresário Luiz Carlos Nassar Falkembach aos 71 anos. Segundo a assessoria do hospital, ele estava internado desde o dia 30 de junho.
Conhecido por Lito, o empresário foi o fundador do Riachuelo Pré-Vestibular, curso preparatório para estudantes em Santa Maria. Além disso, ele também era pecuarista e presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gado Charolês (ABCC). Lito faria 72 anos no próximo dia 28.
Nascido em Santa Maria, Lito era pai de Christian, Marcos, Giana e Liana e avô de Júlia e Gabriel. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em patologia, o empresário fundou o Riachuelo há 40 anos, onde dava aulas de química.
De acordo com o filho Christian, Lito sempre foi um idealista e sonhava em ter uma marca que fosse referência em ensino, com qualidade pedagógica e trabalho diferenciado.
Impulsionado por isso, ele abriu a escola, para formar os alunos desde cedo, preparando-os para o futuro. Tudo o que conquistamos é mérito dele e de todos esses anos em que ele se empenhou para isso. O grupo é uma empresa familiar e nós nos espelhamos no trabalho dele para sempre melhorar. Ele sempre foi uma inspiração para nós e uma figura icônica dentro do grupo conta o filho.
Em uma nota oficial publicada em sua página nas redes sociais, o Riachuelo Pré-Vestibular informou que foi decretado luto pela morte do fundador e suspendeu todas as atividades desta sexta e sábado nos colégios e cursos pré-vestibulares.
O empresário foi velado nas capelas do Hospital de Caridade, em Santa Maria. Ao meio-dia desta sexta-feira, o corpo deve ser levado para ser cremado em Santa Rosa.