Os alunos da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, que fica no bairro Santa Marta, tiveram de aprender a lidar com o medo nas últimas semanas. Nas duas últimas, dois adolescentes foram assaltados após a saída da escola. Conforme alunos, pais, mães, funcionários e professores da escola, os responsáveis seriam seis adolescentes, entre 12 e 16 anos, que se reúnem próximo a instituição.
Escola e posto de saúde fecham por causa da violência em Santa Maria
Um pedido de reforço no policiamento, principalmente nos horários de saídas dos alunos, às 17h30min e às 22h30min, foi prontamente atendido pelo 2 Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar. A expectativa é que quando as aulas forem retomadas - sexta-feira foi o último dia de atividades antes das férias de inverno - no dia 3 de agosto, a situação esteja ainda mais amena.
BM define estratégias para conter a violência na Nova Santa Marta
Na última semana, um aluno de 14 anos teve o boné roubado após ser cercado e ameaçado com uma faca pelo grupo de adolescentes, por volta das 16h30min, quando saia da escola. A mãe do adolescente, que prefere não ter seu nome divulgado, conta que o filho não quer mais ir para a escola. Ela tentará a transferência do filho de escola.
"Já ameaçaram colocar fogo na nossa casa e na escola", diz moradora
_ Várias outras mães já transferiram seus filhos da escola. O meu filho não tem mais condições de ficar na escola, ele só chora e diz que está com medo de ir. Eles (o grupo) vivem brigando e ameaçando as pessoas na frente da escola _ relata.
Autoridades comentam sobre a onde de violência na Nova Santa Marta
O diretor da escola, Danclar Jesus, não quis comentar o assunto. O Major Cléberson Bastianello, comandante do 2 BOE, afirma que o policiamento na região oeste de Santa Maria segue tendo uma atenção especial, com patrulhas atuando durante 24 horas na região.
Violência presente na Nova Santa Marta é decorrente de problemas históricos
Em março deste ano, a Escola Adelmo Simas Genro e a Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Santa Marta fecharam por três dias devido à violência. Desde então, a Brigada Militar decidiu manter viaturas e policiais do BOE em tempo integral na localidade.
Nova Santa Marta terá policiamento 24 horas por dia
Para Bastianello, a situação no local já está sob controle, mas ressalta que é impossível que nenhuma ocorrência aconteça:
_ É uma situação que está sendo superada. Toda a região da zona oeste é atendida por um patrulhamento diferenciado. Já atuávamos nas"