Se depender da empolgação e da criatividade dos 152 alunos da Escola de Educação Infantil Jardim de Maria, a procissão de Corpus Christi será um regalo aos olhos dos fieis. O colégio é uma das instituições que trabalharam para dar forma aos tapetes com imagens religiosas que enfeitarão, a partir das 7h30min de quinta-feira, o Parque da Medianeira.
Como ocorre há mais de um século, Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, na Região Central, também terá uma programação especial para celebrar o momento em que os católicos adoram publicamente a presença de Jesus na Eucaristia.
Feriado tem venda de doces e procissão em Santa Maria
Conforme a irmã Cristiane Batalin, coordenadora pedagógica da escola, a criançada, com idades entre 1 e 6 anos, soltou a criatividade na pintura de nove tapetes. E mesmo que pareçam mais singelos se comparados aos tradicionais e exuberantes tapetes em serragem e casca de arroz feitos pelos adultos, as produções dos pequenos também exaltam o louvor ao sacramento da eucaristia.
— Antes de iniciar o trabalho, a gente explica, por exemplo, que a procissão é para homenagear Jesus Cristo, que eles sabem quem é, que o coração significa partilha, que a uva se transforma em vinho, bebida usada na missa — explica a religiosa.
Na manhã de quinta-feira, a decoração feita pelos alunos se soma ao trabalho de outras instituições de ensino e movimentos católicos, que irão colorir com serragem, ramos e flores, a entrada do parque. A procissão sai às 14h30min de frente do Hospital de Caridade, percorre a Avenida Presidente Vargas, a Rua Barão do Triunfo e chega ao Altar-Monumento para a missa. A celebração se inicia às 15h30min comandada pelo arcebispo Dom Hélio Rubert. Após alimentar o espírito, quem for ao local também poderá se deliciar com as 15 mil delícias da 6ª Feira de Doces. O evento vai até domingo, das 9h às 19h, no salão do Parque da Medianeira em Santa Maria.
"