
Fotos: Beto Albert (Arquivo/Diário)
Mais de 200 meninas se candidataram para o alistamento militar voluntário aberto pelas Forças Armadas em Santa Maria. São 255 nomes na disputa por 39 vagas. O prazo se encerrou na última segunda-feira (30). Ao todo, no Brasil, 33.721 jovens se voluntariaram para o serviço militar, conforme o Ministério da Defesa. Foi a primeira vez que o alistamento pôde ser feito pelo público feminino. Já no masculino, obrigatório para jovens que completam 18 anos neste ano, Santa Maria contabiliza 1.768 alistamentos.
Alistamento voluntário feminino
As candidatas passarão por uma seleção que inclui entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. Em Santa Maria, são 39 vagas destinadas às mulheres que residem no município – sendo este, um critério obrigatório para o alistamento. As organizações militares que irão receber o primeiro contingente serão o Colégio Militar de Santa Maria, o Hospital Militar e a Base Administrativa da Guarnição. Para o comandante da 3ª Divisão de Exército, o general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, essa é uma oportunidade de formação profissional para atuação dentro e fora do Exército Brasileiro:
– As mulheres já têm sido tratadas com os mesmos direitos e os mesmos deveres. Agora, também na situação de soldado. Embora seja um serviço voluntário, a gente entende que aquelas que se adaptarem ao nosso dia a dia vão ter a mesma oportunidade. Tem jovens que vão embora no primeiro ou no segundo ano, mas os que permanecem conosco em um período mais longo, podem realizar diversos cursos de formação profissional. Essas pessoas saem daqui com uma base muito boa para seguir seus caminhos na sociedade – afirma Pimentel.

O serviço tem a duração de aproximadamente 12 meses, prorrogáveis anualmente, podendo chegar a até oito anos, caso haja acordo mútuo. Durante a incorporação, elas terão acesso a benefícios como remuneração, auxílio-alimentação, licença maternidade e contagem de tempo para aposentadoria.
Em 2027, de acordo com a 3ª Divisão de Exército, o número de vagas destinadas às meninas será maior. Serão 116 vagas em seis quartéis – quase três vezes mais que em 2026.
Cidades contempladas
- Rio Grande do Sul: Canoas, Porto Alegre e Santa Maria.
- Outros Estados: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).
Alistamento masculino
Em Santa Maria, foram 1.768 alistamentos para o serviço militar, obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025. Ou seja, nascidos em 2007. O processo de ingresso nas Forças Armadas envolve cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula.
- Alistamento: é como se fosse a inscrição do jovem nas Forças Armadas, que pode ser feito online ou presencialmente na Junta de Serviço Militar
- Seleção geral: nessa etapa, são realizados exames médicos, testes de aptidão e entrevistas para avaliar a aptidão do jovem para o serviço militar
- Designação: os jovens aptos na seleção geral são designados para uma Organização Militar (Marinha, Exército ou Aeronáutica)
- Seleção complementar: etapa complementar à anterior, com avaliações mais específicas
- Incorporação ou matrícula: nessa etapa, os selecionados iniciam o serviço militar ou são matriculados em escolas de formação
Os dados
- Mulheres alistadas em Santa Maria: 255
- Mulheres alistadas em Porto Alegre: 518
- Homens alistados em Santa Maria: 1.768
- Total de alistamentos no Estado (homens e mulheres): 71.676
Fonte: 3ª Divisão de Exército
Leia também: