Foto: Reprodução
O surgimento do Alcoólicos Anônimos (AA) completa 90 anos nesta terça-feira (10). Um movimento global, que começou em Akron, Ohion, nos Estados Unidos, tem em Santa Maria pessoas que participam das atividades e reconsideram a sua relação com a bebida. Desde 1967, a Organização Mundial da Saúde (OMS) trata o alcoolismo como uma doença.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De forma nacional e mundial, a arte trata também sobre o assunto há décadas. O remake da novela Vale Tudo (2025) tem buscado discutir o alcoolismo como doença com a personagem Heleninha, interpretada por Paolla Oliveira. Outras produções cinematográficas também, como a série This Is Us (2016 – 2022), que exemplifica as dificuldades enfrentadas pelo personagem Jack Pearson (Mito Ventimiglia) e, como isso, impactou a sua família.
Um membro, 69 anos, do Grupo Orientação, explicou que as atividades dos diversos grupos são baseadas no desejo de parar de consumir bebida alcoólica daqueles que participam das reuniões. Ele explica que a principal dificuldade, a partir de que se entende a questão como uma doença, não é parar, mas, sim, não começar a consumir:
– Entendemos que é algo que mexe com orgulho, por exemplo, e algo que impacta nas nossas vidas. Discutimos questões que precisam ser desconstruídas.
Como o próprio integrante reforça, as chamadas "tradições" não são imposições, são recomendações do grupo. No entanto, a que não deve ser quebrada é a do anonimato. Ele ressalta também que é preciso respeitar os desejos daqueles que participam das reuniões:
– Nossa principal tradição é o anonimato. E isso não pode ser quebrado. Se por algum motivo, há interrupção de alguém no programa de recuperação, é preciso respeitar essa pessoa também. Nosso propósito não é nos mantermos sóbrios eternamente. É um princípio de 'só por hoje'. E essa ideia tem levado muitos a manter a sobriedade. Há pessoas que ficam mais de 30, 40 ou 50 anos sem a bebida, uma sobriedade contínua, e que conseguem manter esse propósito de 'só por hoje'.
Os grupos funcionam com trocas de experiências. O membro destaca que a participação é para aqueles que escolhem isso:
– É para todas as pessoas que escolhem e reconhecem que têm uma dificuldade com o álcool e precisam de ajuda para superar isso. É para aqueles que querem esse suporte e buscam uma superação. É uma variedade imensa de pessoas e motivos. E precisamos ter a mente aberta. Se não podemos modificar o passado, podemos construir um novo futuro.
Funcionamento
Há diversos grupos em funcionamento em Santa Maria. As reuniões ocorrem de forma semanal. Neste ano, o Grupo Bravura, que seria o mais antigo, completa 51 anos em julho. Veja abaixo alguns dos grupos e os horários de funcionamento.
Grupo Orientação
- No prédio do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), na Rua Euclides da Cunha, 1875
- Terças e quintas-feiras (direcionado a membros mais antigos) – 19h às 21h30min
- Domingos (aberto ao público) – 19h às 21h30min
Grupo Serenidade
- Na Avenida Borges de Medeiros, 880
- Sábados – 18h às 20h
Grupo Bravura
- Na Avenida Rio Branco, 880
- Segundas, quartas e sextas-feiras – 19h30min às 21h30min