Capacitação

Agentes de saúde são capacitados para multiplicar informações

Thays Ceretta

Fazer com que os agentes de saúde do município sejam multiplicadores de informação. Esse é o propósito de uma capacitação promovida por profissionais que integram a Casa 13 de Maio e por residentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Centro Universitário Franciscano (Unifra). Cerca de 100 agentes comunitários estão recebendo, desde esta quinta-feira, informações de como evitar a transmissão das hepatites virais (A, B e C) e de como identificar os sintomas para, então, disseminar essas orientações. Assim, quando houver o diagnóstico, encaminhar os pacientes para atendimento nos locais adequados. De acordo com a coordenadora da Política do HIV/AIDS e Hepatites Virais do município, Patrícia Bueno, os agentes são as primeiras pessoas que devem ser capacitadas, pois eles estão diretamente ligados ao território em que as famílias vivem.

– O agente é uma ponte entre a unidade de saúde e a situação em que as famílias estão. Eles têm a responsabilidade de informar sobre as doenças e promover a saúde. É uma troca. Quando o usuário percebe a necessidade de alguma coisa, ele vai procurar o agente de saúde. A gente está começando do básico, mas a ideia é ampliar para as equipes das unidades depois – explica Patrícia.

Distrito de Santa Maria terá a primeira cooperativa escolar protagonizada por alunos

Os agentes comunitários das 20 Unidades de Saúde do município fazem visitas mensais a famílias de cada região da cidade, e esse é o momento de poder receber a informação dos profissionais para passar a comunidade.

– A gente quer que eles (agentes) disseminem o conhecimento. Como eles estão na linha de frente, que detectam o problema inicialmente, percebem as questões de viroses e levam as informações para as unidades – salienta Angelo Ramos, enfermeiro residente de infectologia e neurologia da Unifra. 

Quem faz o trabalho diariamente percebe a falta de informação na comunidade. Rita Marlise Borba trabalha na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vitor Hoffmann, que fica na Vila Rossi, Bairro Boi Morto, e, para ela, a capacitação vai ajudar ainda mais no trabalho.

– A gente está dentro da casa dos usuários todos os dias. Visita as famílias pelo menos uma vez ao mês e, às vezes, durante uma conversa, nos falta a informação. Então, a capacitação vem para isso, vem para nos fortalecer, principalmente sobre as redes de atendimento, como a Casa 13 de Maio, que tem esse atendimento, e o Hospital Universitário – comenta Rita.

Ministério da Saúde habilita Husm no atendimento de gestantes de alto risco

A capacitação ocorre até o final da tarde desta sexta-feira, na Casa 13 de Maio, local que presta atendimento especializado em casos de infecções sexuais, HIV/Aids e hepatites virais. Atualmente, 268 pessoas tratam-se contra a hepatite na Casa 13 de Maio.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

FORMA DE TRANSMISSÃO
Hepatite A: oral-fecal
Hepatites B e C: relação sexual desprotegida ou sangue contaminado

CASA 13 DE MAIO
SERVIÇOS DIPONIBILIZADOS:

A Casa 13 de Maio é uma unidade de saúde especializada, com foco no atendimento de infecções sexuais transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais (B e C). Realiza testagem, tratamento e acompanhamento. Atende pessoas com a idade a partir dos 17 anos, trabalha com a prevenção e a assistência ao usuário, com acolhimento, orientação, distribuição de insumos (todos os tipos de preservativos, além de informativos), pré e pós-aconselhamento e quatro tipos de testagem (para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C). 

Também é oferecido tratamento para as mais diversas ISTs, além de acompanhamento multiprofissional. A Casa 13 de Maio conta com uma equipe de dois médicos infectologistas, uma médica que atende somente IST, uma enfermeira, uma psicóloga, uma farmacêutica, uma técnica em enfermagem, além de uma recepcionista e um cargo administrativo. O serviço é oferecido para a população em geral, com foco nos profissionais do sexo e na comunidade LGBT. Os atendimentos são apenas para os moradores de Santa Maria (com exceção daqueles pacientes que já estão em tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria). 

ACESSO AOS ATENDIMENTOS:
Os atendimentos no local são realizados mediante a apresentação do cartão SUS, Documento de Identidade e comprovante de residência. Cada caso será avaliado durante o acolhimento ao usuário, o que definirá se a pessoa poderá ser atendida no local (se apresenta a necessidade do atendimento especializado para ISTs), mediante agendamento, ou se deverá ser encaminhada para outro serviço de Saúde competente. 

ENDEREÇO:
Rua Riachuelo, nº 364 (esquina com a Pinheiro Machado) - Centro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
TELEFONE: (55) 3921-1263

*Fonte Prefeitura de Santa Maria


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

MEC libera mais 5% da verba para universidades e reitor se diz preocupado

Próximo

Idoso suspeito de estuprar menina de 5 anos em Canoas é preso em Rosário do Sul

Geral