A partir desta quarta-feira, Corsan recebe reclamações dos consumidores; veja onde buscar atendimento

A partir desta quarta-feira, Corsan recebe reclamações dos consumidores; veja onde buscar atendimento

Foto: Beto Albert (Diário)

A partir desta quarta-feira (5), três dos seis mutirões da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea) começarão a funcionar para o atendimento população santa-mariense. Localizados na sede da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), no Salão da Igreja do Amaral, e na Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves (veja detalhes dos endereços abaixo), o atendimento será direcionado para consumidores que apresentarem problemas nas contas ou no abastecimento de água. Essa é uma das quatro medidas anunciadas pelo prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), após reclamações recorrentes dos consumidores sobre o serviço.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

No total, serão seis mutirões em diferentes regiões da cidade. Na quinta-feira (6), também será possível buscar atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste, no Bairro Santa Marta, e na Escola CAIC Luizinho de Grandi, Bairro Lorenzi. Ao vivo no Bom Dia, Cidade desta terça (4), o gestor de Relações Institucionais da Corsan, André Finamor, disse que as ações também estarão disponíveis na próxima semana, de segunda a sábado, com horário estendido até as 20h.

— Qualquer consumidor da Corsan que tenha alguma questão relativa às contas, ou alguma dúvida, pode ir até um desses locais. Queremos atender o maior número de pessoas possíveis nessas duas semanas. O consumidor pode levar a conta se quiser, mas só a sua identidade já basta, porque nós vamos estar com os sistemas todos informatizados e vamos conseguir buscar com o nome da pessoa, através do CPF. Lá, terão pessoas especializadas para atender, tirar as dúvidas, esclarecer todas as questões relacionadas à conta, a serviços, a tudo que se tiver relacionado à Corsan — afirma Finamor.

Valores mais altos do que o normal

Julia Ramos de Oliveira, 22 anos, moradora do Bairro Divina Providência, é uma das consumidoras que sentiu o peso do aumento da conta.


O aumento elevado do valor de uma fatura para outra é um dos principais problemas relatados pelos consumidores. Em alguns casos, faturas chegaram a custar R$ 7 mil. Questionado, Finamor aponta possíveis motivos que podem, hipoteticamente, colaborar para o aumento:

  • erro de leitura;
  • vazamento interno;
  • excesso de consumo (comum em períodos de calor);

Nem todos os casos serão solucionados imediatamente, esclarece o representante da Corsan/Aegea. Durante o período de análise, a conta fica suspensa, sem necessidade de pagamento. Caso seja confirmado o erro na cobrança, a companhia irá informar ao usuário a nova fatura. Já nos casos em que a conta estiver correto, o consumidor poderá parcelar o valor em até 18 vezes — medida que também foi alinhada entre a empresa e prefeitura.

Fumacê

Outra medida anunciada pelo prefeito Rodrigo Decimo foi em relação à rede de esgoto. De acordo com a prefeitura, serão realizadas ações de fumacê para identificar pontos em que não há ligação do esgoto cloacal das residências com a rede da Corsan. Caso isso ocorra, o morador será notificado e terá um prazo de 60 dias para fazer a regularização. A medida evitará que o consumidor receba multa sem ter sido notificado e sem ter sido finalizado o prazo de dois meses para a regularização.

As ações foram firmadas em reunião realizada na manhã do último sábado (1º) com a diretoria da Corsan/ Aegea. Ao programa Bom Dia, Cidade, da CDN, Decimo conta que o trabalho será acompanhado de perto pela prefeitura:

— Teremos, através da Secretaria de Serviços Públicos, uma equipe para acompanhar esses mutirões para dar também um respaldo com relação ao consumidor. Se houver alguma situação que precisa ser encaminhada e que não esteja conforme o nosso combinado, essa pessoa vai nos relatar para que a gente possa acionar a Corsan, a gerência regional e até mesmo a diretoria, para que a gente possa manter o combinado. Mas eu tenho a convicção que, pela reunião que nós tivemos, a gente vai conseguir, através desses mutirões, na nossa cidade, uma condição melhor de atendimento a nossa comunidade e dando esse retorno que tanto precisamos.

O prazo para uma análise das medidas, que teria como data final a próxima sexta-feira (7), será prorrogado por mais dias a pedido da própria companhia, explica Decimo. A partir disso, um novo encontro será marcado:

— A diretoria da Corsan pediu mais uns dias para que, além dessas ações que nós já combinamos, eles vão também fazer outras ações para que quando tivermos essa reunião, eles já tragam também soluções.


Medidas anunciadas pelo prefeito

  • Mutirões em seis locais para atendimento aos consumidores;
  • Contas que apresentarem problemas terão a cobrança suspensa;
  • Possibilidade de parcelar a conta em até 18 vezes;
  • Ligações com a rede de esgoto da Corsan serão feitas no prazo de 60 dias após notificação;

Na mira do Ministério Público e do Legislativo

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) também cobrou soluções para as frequentes interrupções no abastecimento de água no município, em especial, aquelas registradas no mês de janeiro. Em reunião com a promotora de Justiça Giani Pohlmann Saad, representantes a da prefeitura e a coordenadora do Proteção ao Consumidor (Procon) de Santa Maria, no dia 7 de fevereiro, foi dado um prazo de 30 dias para a Corsan apresentar soluções que possam reduzir as interrupções do serviço.

Na ocasião, foi definido que a empresa deverá apresentar um cronograma de manutenção preventiva e corretiva, com diagnóstico técnico dos trechos com materiais obsoletos ou desgastados, pontos de pressão excessiva e áreas com histórico de rompimentos, descrição das técnicas e procedimentos que serão adotados para a substituição, reparo ou reforço das tubulações e detalhamento dos recursos financeiros a serem usados no plano.

O MP apontou 28 locais, entre bairros, vilas, residenciais e distritos, como os mais atingidos pela falta de água. Entre eles, Borges do Canto, Centro, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora de Fátima, Vila Militar, Carolina, Chácara das Flores, Salgado Filho, Perpétuo Socorro, Itararé, Camobi, Nossa Senhora das Dores, Menino Jesus, João Goulart, Nossa Senhoria de Lourdes, Km3, São José, Pé de Plátano, Diácono João Luiz Pozzobon e Cerrito, além dos distritos de Arroio Grande e Pains; e Loteamentos Cohab Fernando Ferrari, Loteamento Leonel Brizola, Maringá, Monte Bello, Moradas Club e Residencial Zilda Arns.


Datas dos mutirões 

Nos próximos dias, será divulgado o local no bairro Salgado Filho, além do cronograma sábado (8). Veja o cronograma disponível até sexta (7):

Quarta-feira (5)

Centro

  • Local: Procon 
  • Horário: das 14h às 20h
  • Endereço: Avenida Rio Branco, 639

Região Leste — Bairro Camobi

  • Local: Salão da Igreja do Amaral - Avenida Evandro Behr
  • Horário: das 14h às 20h;
  • Endereço: Avenida Prefeito Evandro Behr, 5475

Região Oeste — Bairro Tancredo Neves

  • Local: Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves
  • Horário: das 14h às 20h  
  • Endereço: Avenida Paulo Lauda, 705

Quinta-feira (6)

Os três pontos acima funcionarão das 8h às 12h e das 13h às 17h. Haverá mutirões em dois novos locais. Confira abaixo: 

Região Oeste — Bairro Nova Santa Marta

  • Local: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste
  • Endereço: Rua Manoel Mallmann FIlho, 161 (Centro de Artes e Esporte Unificado-CEU)
  • Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h (com possibilidade de estender o serviço até as 20h)

Região Sul — Bairro Lorenzi

  • Local: Escola CAIC Luizinho de Grandi
  • Endereço: Rua Olga Parcianello Lorenzi, sem numero
  • Horário: Das 8h às 12h e das 13h às 17h


Sexta-feira (7)


Todos os pontos acima estarão disponíveis para atendimento.


Sábado (8)


No sábado (8), não haverá atendimento no Procon. Nos demais bairros, os mesmos horários estão mantidos.


Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Boletim registra estabilidade clínica e boa noite de sono de papa Francisco Anterior

Boletim registra estabilidade clínica e boa noite de sono de papa Francisco

Para frear problemas nas contas e no abastecimento de água em Santa Maria, mutirões para atender os consumidores serão feitos a partir desta quarta e outras 5 notícias Próximo

Para frear problemas nas contas e no abastecimento de água em Santa Maria, mutirões para atender os consumidores serão feitos a partir desta quarta e outras 5 notícias

Geral